Mais de três mil alunos (de 1ª a 8ª série) da rede municipal de ensino de Tubarão receberam o privilégio de participar do 1º Concurso de Desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União) _ em parceria com a Amurel _ para o Ensino Fundamental, que acontece na próxima segunda-feira. Tubarão é o único município catarinense na competição, de abrangência nacional, e foi escolhido por sediar (de 26 a 30 de novembro) o 3º Encontro de Mobilização e Orientação para o Controle Social. "As normas da Controladoria estabelecem que no mesmo local seja realizado o concurso com as escolas. Em cada Estado brasileiro haverá um município participante do concurso", explica João Marcelo Martins, analista de finanças e controle do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU-SC.
Ele explica ainda que a competição entre estudantes está inserida nas ações do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público e tem como objetivo despertar o interesse pelo controle social, promovendo a reflexão e o debate sobre o tema no ambiente escolar. O tema desenvolvido nacionalmente é "Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção", dividindo os alunos em duas categorias. "As turmas de 1ª a 5ª série concorrem com desenhos e as de 6ª a 8ª com redações, participando de duas etapas: local e nacional", diz João Marcelo.
Na etapa local serão escolhidos os 24 melhores trabalhos, três de cada série, avaliados por comissão julgadora local, escolhida posteriormente pela organização. No dia 26 deste mês será realizada solenidade de entrega de certificado aos autores dos trabalhos selecionados _ que deverão concorrer com os melhores dos demais Estados brasileiros.
Prêmio – O vencedor ganhará um microcomputador e receberá o prêmio em Florianópolis, no dia 10 de dezembro, na cerimônia em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. Na Escola Maria Emília Rocha, a manhã de quinta-feira foi de preparação e explicações aos alunos. "As crianças estão assistindo exibição de slides, onde são mostrados casos de corrupção, noções de ética e são repassadas informações sobre o concurso. É mais uma excelente oportunidade que nossos alunos recebem, seguindo a que já foi oferecida pelo Diário do Sul, com o concurso de redação no início do semestre. Estamos ansiosos e confiantes", revela a coordenadora Gisele Viana.
Para ela, a presença diária do jornal em sala de aula é um recurso a mais a favor das crianças _ que em contato com as informações locais, regionais e nacionais se tornam mais esclarecidas, em dia com os fatos mais importantes em todas as esferas da sociedade. "A corrupção está estampada todos os dias nas páginas do jornal. E nossos professores usam essas notícias em sala de aula, em leituras coletivas e discussões sobre o comportamento certo e o errado. Isso dá uma visão mais ampla para que eles possam expressar suas opiniões. Agora é esperar o desempenho de cada um", diz Gisele.
Fonte: Diário do Sul ( com texto de Germana Telles e foto de Marina Albuquerque )