Os 15 selecionados do curso de Capacitação de Empreendedores do Turismo no Espaço Rural da Região Sul, realizado na Unidade da Unisul de Braço do Norte, que viajaram para a Itália no dia 10 de novembro, têm sua volta marcada para sábado, 24 de novembro. O objetivo do projeto é implantar novas tecnologias e difundir o meio rural, como através da gastronomia e agroturismo, que é o forte da região visitada.

Os empreendedores estão tendo a oportunidade de conhecer diversas cidades italianas, como Úmbria, Toscano, Veneza e Trentino, onde tiveram direito ao translado e alimentação, custeado pela Unisul e pelo governo da Itália, além de aulas teóricas e práticas. "Quando chegamos fomos encaminhados a Pousada Val de Roa, Alloggio, chamado por eles, que é de propriedade da presidente das Associações do Agroturismo da Região de Veneto e que recepcionou o grupo", conta o segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Borges, que participa da viagem. O grupo recebeu aulas teóricas em Castelfranco. "Visitamos uma cidade típica, Crespano Del Grapo, com aproximadamente 30 mil habitantes; destes, 5% são famílias enquadradas como agricultores", conta.

Uma das visitas que surpreendeu os brasileiros foi a uma feira, onde havia mais de 250 tipos de queijo. "Está sendo maravilhoso. Estamos recebendo muitas informações e muito trabalho. É incrível o que se pode fazer num dia. Para tudo eles têm horário, normalmente saímos da pousada as 7h30min (4h30min no Brasil). Impreterivelmente às 19 horas jantamos. É como uma universidade, ninguém se atrasa", enfatiza o secretário. Além do fuso-horário, a comitiva está enfrentando temperaturas baixas. Durante o dia, os termômetros chegam a 10 graus e a zero grau durante a noite.

Fonte: Folha do Vale