You are currently viewing Laguna – Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição

O verão começou e promete muito calor, sol e pouca chuva, devido a chegada do fenômeno La Niña, causado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é: exposição solar.

De acordo com a dermatologista do sistema público de saúde do município, Paula Cardoso, os cuidados fundamentais para evitar futuras lesões ou queimaduras é usar protetor solar fator 30 no mínimo com renovação de 2/2h, usar óculos, boné, beber líquidos e cuidar do horário de exposição ao sol.  "O horário das 11h às 15h é o mais agressivo devido a maior quantidade de ondas UVB causadoras principais das lesões por eritema e câncer de pele", explica a dermatologista. Em caso de queimaduras o ideal é usar analgésicos e fazer hidratação com cremes ou pasta d´agua. "Em casos graves, às vezes, é necessário hospitalização. Importante em caso de bolhas , não remove-las , mas deixar que estourem sozinhas , ou se for o caso algum profissional da saúde drena-las com agulha fina", reforça Paula.

Conforme dados da Associação Brasileira de Dermatologia a pele é o maior órgão do corpo humano e também o afetado pelo maior número de doenças, cerca de 400.

Câncer de Pele

A principal causa do câncer de pele é a exposição solar , porem existem outros fatores associados como:

– doenças específicas de pele ( exemplo xeroderma pigmentoso,vitiligo ) que apresentam maior propensão a câncer de pele

– existe também o fator genético associado ( parentes de primeiro grau com histórico de câncer de pele )

– pele clara ,e outros;


" O câncer de pele normalmente advém de exposição crônica e contínua ao sol com o aparecimento de lesões ou alterações em sinais pré existentes ,fatores de alerta são mudanças em sinais como : crescimento , alteração de cor e sangramento", disse a dermatologista.

Sinais de Pele

Os sinais de pele, conhecidos como "nevus", podem ser congênitos ( de nascença ) ou adquiridos. "No verão eles tendem a ficar maiores ou vermelhos pela exposição ao sol ( que é uma agressão ), por isso pessoas com sinais devem usar protetor solar e expor-se o minimo ao sol para evitar que este sinal torne-se uma lesão maligna no futuro" .

Fonte:  ASCOM/PML