A secretaria de Assistência Social de Capivari de Baixo informa aos interessados em participar do Projeto Família Acolhedora que as inscrições podem ser feitas todas as quartas-feiras, das 7 horas às 13 horas, na própria Secretaria de Assistência Social. Famílias acolhedoras são aquelas que se dispõem a acolher em suas casas, provisoriamente, crianças e adolescentes encaminhados judicialmente. A família acolhedora assume o papel de parceira no atendimento à criança ou adolescente e na preparação e reinserção dos mesmos à família de origem ou no encaminhamento à adoção. O Projeto Família Acolhedora tem como parceiros o Juizado da Infância e da Juventude, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Além do atendimento às necessidades existenciais, o acolhimento em família substituta representa uma possibilidade de restauração dos vínculos familiares, por meio da experiência num modelo domiciliar cujas relações são mediatizadas.

O acolhimento familiar está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e simboliza a prática de cuidados essenciais numa família não-biológica, mas que sob a responsabilidade de equipe especializada do órgão gestor garante à criança ou ao adolescente a convivência familiar e comunitária. Mais informações pelo telefone  3621-4423 ou 4428

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capivari de Baixo