Os Vereadores Mirins de Santa Rosa de Lima realizaram no mês de maio uma visita de estudos e conhecimento na Capital do Estado. Pela manhã eles cumpriram a agenda previamente preparada na Assembléia Legislativa, uma parceria realizada pelo Cerimonial da Casa e do gabinete do Deputado Genésio Goulart.

Na Assembléia, os vereadores mirins tomaram conhecimento do funcionamento e das normas gerais do Legislativo Estadual, acompanharam a Sessão Plenária da onde ouviram os pronunciamentos dos deputados, inclusive com o registro de suas presenças, feito pelo presidente da mesa, Deputado Clésio Salvaro. Conheceram também o Centro de Preservação da Memória Legislativa e o arquivo da Assembléia.

Os jovens legisladores ainda conheceram as rotinas e as atividades desenvolvidas pelos funcionários da casa quando visitaram o gabinete do deputado Genésio Goulart. Pela tarde, visitaram o Palácio Cruz e Souza e o Mercado Público da capital catarinense.

 

 

 

O prefeito Celso Heidemann recebeu ontem em seu gabinete os engenheiros responsáveis pelas obras da PCH Barra do Rio Chapéu de domínio da Eletrosul. A visita foi pra entregar o projeto de engenharia dos acessos e ponte sobre o rio Braço do Norte e futuro lago da Barragem do Rio Chapéu, em Nova Fátima, no município de Santa Rosa de Lima. O projeto básico compreende os estudos preliminares, hidrológicos, geotécnicos, além do estudo e projeto ambiental, projeto executivo de içamento da ponte.

Na visita dos representantes da Eletrosul também foi discutida a concessão da casa que pertencia ao senhor Alfredo Amâncio. Este pedido se deu por ser um imóvel com valor histórico a comunidade de Nova Fátima e todo o município e por seu local estratégico. Conforme acordado, a Eletrosul fará toda a restauração da casa, mantendo-a em seu projeto original. A princípio, o imóvel será usado como escritório da PCH Barra do Rio Chapéu e, após o término da obra, será repassado ao patrimônio municipal.

A idéia seria transformar a casa em um Portal Turístico, com centro de informações, artesanato, viveiro de mudas nativas e também sediar as instalações do Museu de Santa Rosa de Lima. "Um atrativo a mais para o fomento do turismo sustentável em Santa Rosa de Lima", informa o prefeito Celso Heidemann.

 

Santa Rosa de Lima foi contemplado esta semana com um núcleo do Programa de Inclusão Digital Beija-Flor – A internet no campo. O objetivo é atender pessoas mais carentes e a população rural que não tem acesso a este meio de inclusão. Estiveram presentes na inauguração do espaço o prefeito municipal Celso Heidemann, o secretário de educação Volnei Luiz Heidemann, o secretário de desenvolvimento regional de Braço do Norte, Gerson Luiz Padilha, o gerente de agricultura e desenvolvimento sustentável, Gervásio Bach Loffi, o coordenador operacional do projeto, Alcemir Luiz Bessa, entre outras lideranças locais.

O Projeto Beija Flor, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural é fruto de uma parceria entre o Governo Estadual, Universidade Federal de Santa Catarina, Banco do Brasil, Caixa Econômica, prefeituras e Organizações Não Governamentais. Consiste no reaproveitamento de computadores que seriam descartados pelas duas instituições bancárias. A Secretaria de Agricultura recondiciona estes equipamentos e distribui pelas comunidades rurais do interior do Estado.

            O núcleo formado com cinco computadores foi instalado em uma sala no prédio da prefeitura de Santa Rosa de Lima. O município, além de ceder o espaço, fica responsável pela formação dos grupos de famílias de agricultores e ainda por um monitor que irá capacitar os novos usuários. A manutenção destes equipamentos também é de responsabilidade dos municípios.

Em seu pronunciamento o gerente Gervásio destacou o salto que Santa Rosa de Lima tem dado no desenvolvimento. "Parabenizo o prefeito Celso e sua equipe pelos projetos arrojados que são realizados no município. Santa Rosa de Lima tem sido modelo para nossa SDR pela seriedade e trabalho da administração que não mede esforços para desenvolver as pequenas propriedades rurais sem conflitos com o meio ambiente e o projeto Beija-Flor vem contribuir ainda mais para a inclusão digital no município."

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima