Destacar a economia da região, incentivando a agropecuária e o agronegócio. Este é o principal objetivo da Feagro Vale, que se realizou entre os dias 11 e 15 de junho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, em Braço do Norte.
Mesmo sem os dados oficiais, que serão computados durante a semana pela comissão organizadora, a feira foi considerada como a melhor de todas as edições. "Com os dados iniciais já podemos afirmar, com toda certeza, que o público foi além dos 40 mil como o esperado e que superamos os R$ 12 milhões em negócios", garante um dos organizadores, Adir Engel.
A abertura oficial da feira contou com a presença de importantes autoridades, como o governador do estado Luiz Henrique da Silveira, que destacou a influência da Feagro Vale para a região. "Este evento revela a potencialidade de uma região que desenvolve sua economia cada vez mais. Contribuindo como um todo, para o desenvolvimento de nosso estado".
Foram mais de 80 expositores de agronegócio, um aumento de aproximadamente 30% em relação ao ano passado. Em relação a número de animais, a feira contou com 430 cabeças de gado leiteiro, das raças Jersey e Holandesa, 70 de gado de corte, 200 ovinos e 50 suínos, entre outros animais. A exposição da raça Jersey firmou-se como a maior da América Latina com 390 animais.
O Simpósio de Gado Leiteiro reuniu cerca de 500 produtores na sexta-feira, que debateram sobre o preço e a importância da qualidade do leite. No Simpósio da Piscicultura, realizado no sábado, os produtores discutiram a importância da união das associações e da qualidade da produção.
Na parte de shows, as maiores atrações ficaram com a dupla Lourenço e Lourival, na noite de sexta-feira, com o show do humorista Willmutt, que arrancou muitas gargalhadas do público na noite de sábado, e o tribaile, no mesmo dia, com a banda Cavalinho Branco, Mr. Jocker e Som do Povo. O evento reuniu mais de 1,8 mil pessoas. No domingo, mais de 1,5 pessoas participaram do almoço de incentivo a carne suína.O evento é promovido anualmente pelo Núcleo dos Técnicos Agrícolas da Região de Braço do Norte, em parceria com a Unibave, por meio dos acadêmicos do Curso de Agronegócio. Ainda no domingo, a tradicional corrida do porco voltou a reunir uma multidão.
Durante os quatro dias de feira, o público em geral pôde conhecer as novas tecnologias do meio agrícola e pecuário e observar o desempenho dos grandes criadores de animais. Para aqueles que participaram pela primeira vez, observaram uma estrutura comparável as melhores feiras do país. "O parque apresenta uma instalação excelente. Mesmo já tendo participado de diversos eventos, numa vi uma feira desse porte antes. Penso que todas deveriam se espelhar em Braço do Norte", diz o criador da raça holandesa, Valmir Zandonã.
O expositor do segmento de nutrição e veterinária, Samuel Zanoni, da Rowesing, representante da Fatec no sul do estado, afirma que a feira serviu para fechar novos e importantes negócios, além de fortalecer a relação com antigos clientes.
O gerente Fábio Menegaro, da empresa Menegaro, representante da John Deere, de Tubarão, também comemorou o sucesso do evento com a venda de dois tratores, além do fechamento de negociações que vinham sendo feitas antes da feira. "A Feagro está cada ano maior, recebendo visitantes de outras regiões, focados em realizar negócios", ressalta.
Marciano Wiggers Meurer, o sócio-gerente da Casa do Pica-Pau, de Braço do Norte, concorda com a evolução da feira. "Participamos da Feagro desde a sua primeira edição e é notável a grande proporção que a feira tomou. Além da boa organização, está atraindo um público de qualidade, que nos possibilita fechar bons negócios", destaca Meurer.
O reflexo da satisfação dos expositores já foi sentido de imediato pela comissão da feira, que apresentou uma proposta para parcelamento de estandes em 10 vezes para a próxima Feagro e recebeu total aceitação. "É notável a satisfação dos expositores com a feira. Ficamos felizes de termos atingido o nosso grande objetivo", destaca Adir Engel.
Novas tecnologias facilitam a vida do homem do campo
Um dos diferenciais da Feagro Vale é incentivar os expositores a mostrarem o que há de mais moderno no mercado, para facilitar a vida do produtor. Este ano, aqueles que estiveram visitando a feira no Parque de Exposições Huberto Oenning puderam conhecer as mais recentes novidades na área agropecuária e outras atividades. Essas tecnologias agregam valor aos produtos do campo, promovem um aumento na produção e uma garantia de qualidade.
Um exemplo disso é a nova plainadeira trazida à Feagro pela Agrowerner. A novidade vem revolucionar a planação de estradas. "Além de mais moderna a nova Planner 510HD da GTS é mais prática, podendo ser acoplada ao trator", explica Edson Carlos Werner. A plainadeira é uma exclusividade da Agrowerner e vem facilitar a vida do homem do campo. A empresa participa da Feagro desde a sua primeira edição e este ano comemorou seus 51 anos de fundação.
Em insumos, a novidade ficou por conta a agropecuária Agrocel, que oferece a linha Niorg, de adubo orgânico. Além de ecologicamente correto, o adubo orgânico é mais quatro vezes mais barato. Segundo o proprietário, Aluízio Felipe, a Agrocel detém a exclusividade no fornecimento do adubo, bem como de outras marcas, como Agromen, sementes de milho, e as roçadeiras Shindaiwa.
A Agrojo, este ano expondo a filial de Orleans, levou à feira os tratores da Green House. Uma nova versão de máquinas mais potentes e com custo mais acessível. "O preço mais baixo é uma importante maneira de auxiliar o pequeno produtor, sem oferecer um produto com menos qualidade", garante Luciano Sombrio. Segundo ele, o novo modelo de trator oferece alta produtividade, adaptada a condição do produtor.
Fonte: SIG Assessoria e Comunicação