Todos os dias a rotina é a mesma, ainda na madrugada, o pescador Gilberto Dino José, se levanta para mais um dia de pesca. Enfrentando frio e superando a falta de recursos, ele já faz isso há 40 anos. Um trabalhador persistente e que se orgulha da liberdade e o contato com a natureza que a profissão lhe oferece.
"Quando eu tinha 10 anos precisei largar os estudos e ajudar no sustento da família, desde então é isso que faço até hoje", desabafa Gilberto. Em meio a 17 irmãos, e um dos filhos mais velhos, sua ajuda foi fundamental para que a família pudesse se alimentar.
O município tem cadastrado atualmente, segundo informações da Colônia de Pescadores Z-14, cerca de três mil pescadores artesanais.
Com a implementação de novas políticas públicas que beneficiam o pescador, hoje eles já têm direito ao auxílio do seguro defeso, durante quatro meses em que a pesca do camarão é proibida. Com a carteira profissional de pescador, também já é possível ter acesso a linhas de crédito tanto em bancos quanto no comércio.
Através da iniciativa da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – Seap e do Governo Municipal, 21 trapiches estão sendo construídos, no complexo lagunar, em 19 comunidades do município. São cerca de 1,5 mil famílias beneficiadas.
Para Gilberto, o trapiche ajuda no embarque e desembarque na lagoa: "Estávamos acostumados com trapiches que precisavam ser refeitos todos os anos, agora esse irá durar muito tempo, está ajudando bastante".
Neste próximo domingo, dia 29, o Dia do Pescador, relembra a importância de um dos trabalhadores mais persistentes e a atividade econômica mais significativa do município. No mesmo dia também é comemorado o Dia de São Pedro, apóstolo pescador e padroeiro deles. O santo representa proteção e boa pesca.
A festividade em comemoração ao santo será realizada na comunidade de Cabeçuda, de 28 a 8 de julho, com missa novena, procissão, shows, apresentações culturais e comidas típicas. O santo também será homenageado no Farol e Ponta das Pedras.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, existem 12 indústrias e comércio de pescado na cidade, destas oito estão em Cabeçuda.


Prefeito Amigo da Pesca

O Prefeito Célio Antônio recebeu hoje, dia 27, o título "Amigo da Pesca", homenagem da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, em comemoração ao Dia do Pescador.
A Federação agradeceu o apoio e o serviço prestado ao setor pesqueiro catarinense.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Laguna