Afubra encerra 7º ano ambiental e escola braçonortense ganha computador
A Escola Municipal Adolfo Wiggers, da localidade de São José, em Braço do Norte, foi sorteada e ganhou um computador durante o encerramento do 7º Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida, programa de ação socioambiental da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), ocorrido durante a terça-feira, dia 30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Braço do Norte.
O evento reuniu alunos de Armazém, Braço do Norte, Gravatal, Orleans, Tubarão e Urussanga, que assistiram a uma apresentação de dança de alunas da Escola Municipal Atílio Ghisi, do Lado da União, de Braço do Norte e um número de flauta doce, tocada pela aluna Maria Laura Schlickamann, da Escola Municipal João Batista da Silva, bairro Floresta, também braçonortense.
Uma palestra realizada pelos engenheiros agrônomos Márcio Ronchi, da Afubra, e Alisson Pereira da Silva, da Prefeitura de Braço do Norte, e da diretora de recursos humanos da Cerbranorte, Jaqueline Bianchini Philippi, enfatizou a parceria das entidades para a implantação de um Viveiro de Mudas. A explanação refez o caminho da semente, desde que é coletada pelos alunos das escolas parceiras do Verde é Vida, até o momento que se torna uma muda e é entregue para a recuperação de uma área ou embelezamento de um local.
Para o conselheiro da Afubra, Tadeu Wensing, a reunião de encerramento deste ano ambiental não significa o fim dos trabalhos. “Problemas com o meio ambiente existem no mundo todo e nós, da Afubra, iremos continuar a fazer a nossa parte”, enfatizou, ao elogiar o trabalho dos alunos e professores pela recuperação da natureza.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Braço do Norte, Cristini Kuerten Maia, pediu uma atenção especial das crianças ao trabalho deste dia que encerra o 7º Ano Ambiental e inicia as atividades do 8º. “O Verde é Vida objetiva a recuperação e preservação do meio ambiente. E, nossa vida depende de vocês, crianças. Continuem a preservar o meio ambiente para termos um mundo melhor”, destacou a secretária.
Além da escolha do trabalho científico – que ficou com Orleans, que irá representar a Região de Atuação (RA) de Tubarão e Braço do Norte na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a Expoagro Afubra 2010 – da palestra, o dia contou com relato de experiências das escolas parceiras, avaliação dos painéis que proporcionam troca de informações sobre os trabalhos realizados no último ano ambiental e a entrega dos cheques referentes ao Bolsa Sementes para duas escolas de Urussanga e uma de Gravatal
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Braço do Norte