Projeto Pescando Letras irá alfabetizar cerca de 150 pescadores
O Prefeito Beto Martins, a Secretária de Educação, Leda Suzana Pamato e o Secretário de Agricultura, Evaldo de Souza, participaram na última sexta-feira, em Laguna, da solenidade de inauguração do projeto “Pescando Letras”, implantado nas cidades de Imbituba, Laguna e Imaruí.
O projeto entregue pessoalmente pelo ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, irá atender em Imbituba cerca de 150 pescadores.
No evento as autoridades ouviram o relato da cubana Maria Emília que contou sobre o projeto que utiliza-se do método de alfabetização em práticas cubanas, este que chama-se “Sim, eu posso!”. Para Maria Emília com a alfabetização o pescador conseguirá compreender melhor a sua posição e ver um novo caminho para a sua vida.
Além do curso que ocorrerá no período de defeso, de julho a dezembro, os alunos terão direito a consultas oftalmológicas, e se necessário, receberão óculos. E ainda, segundo a Secretária de Educação, os alunos além das aulas de alfabetização terão cursos sobre embarcações e tudo que envolva o dia-a-dia do pescador.
O Prefeito Beto Martins ressaltou a importância do projeto. “Iremos sempre ser parceiros de ações como estas que atingem diretamente algum segmento da sociedade. Contribuir para a alfabetização dos pescadores é mais do que um projeto, é uma obrigação”, Conforme o último levantamento do Governo Federal, 74% dos pescadores artesanais que recebem o seguro defeso são analfabetos ou apenas conhecem as letras.
Estavam presentes também na solenidade o Presidente da Câmara de Vereadores, Christiano Lopes e o vereador Elísio Sgrott.
Fonte: Cintia Miranda – Assessora de Imprensa da PMI