Trinta pessoas aprovadas por meio de processo seletivo participaram da aula inaugural do Curso Formação de Bombeiros Comunitários de Capivari de Baixo. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (3ago), no auditório da E. M. E. B. Dom Anselmo Pietrulla e reuniu alunos, autoridades e os bombeiros da corporação do município. Esta é a primeira vez que Capivari oferece essa formação. Segundo o sargento Oscar Pedro Neves Júnior, comandante do grupamento, os profissionais que atuam na cidade foram cedidos por Tubarão.
"Somos nove bombeiros militares trabalhando em parceria com sete bombeiros comunitários cedidos por Tubarão, formados em 2005. Agora foi aberta a oportunidade para aumentar nosso efetivo formando uma turma no próprio município", diz, emendando que o curso é dividido em três etapas.
"A primeira fase é introdutória e os alunos aprendem noções de atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento, para serem aplicadas na segunda fase, que é mais prática. Na terceira e última eles passam pelos estágios já dentro da ambulância e caminhão", explica o sargento.
A turma, formada por 15 homens e 15 mulheres será capacitada durante quatro meses, somando carga horária de trezentas horas, com aulas nas segundas e quartas-feiras, no período noturno, ministradas por três bombeiros militares, no próprio quartel, cujas instalações foram inauguradas em parceria com a prefeitura em abril deste ano.
Durante o discurso da aula solene, o prefeito de Capivari Luiz Carlos Brunel Alves reafirmou a construção de uma sede própria em 2010.
"Ano que vem, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado, a administração municipal vai construir uma sede própria para nossos homens do fogo. É um compromisso nosso com esses profissionais que tem a profissão mais nobre da sociedade. O terreno existente ao lado da rodoviária já foi doado pela prefeitura aos bombeiros e a segunda etapa será a obra do quartel", sublinha Brunel.
A nobreza da profissão também foi elevada pelo psicólogo e soldado Vantuir Borges, bombeiro há 18 anos. Ao palestrar acerca da importância da doação pessoal, Vantuir destacou que quando o ser humano se dispõe e deseja estar motivado, ele faz a diferença e agrega conhecimentos.
"O bombeiro voluntário, como os nossos alunos, tem um valor imensurável principalmente por estar na atividade pela vontade de contribuir com o bem da humanidade. Sem receber salários, eles vão trabalhar por prazer, superando-se", valoriza.
"Eu tive a oportunidade de ser bombeiro por um dia e desejei que mais pessoas pudessem acompanhar um dia de trabalho desses homens. É emocionante e ao mesmo tempo triste, dadas as diversas situações de ocorrências que atendem", complementa Brunel. Na ocasião o prefeito recebeu da corporação de Capivari o certificado de "Amigo dos Bombeiros", oferecida às pessoas que de alguma forma prestam serviços à instituição.
Na aula inaugural do Curso Formação de Bombeiros Comunitários, a capivariense Clair Tamboldtsi foi surpreendida com a homenagem.
"Passei a participar da rotina dos bombeiros após o falecimento de meu marido e eles pra mim são anjos, que trabalham sem pedir nada em troca; que salvam vinte e quatro horas por dia. Eu entendo que isso não é profissão, mas missão. Porque eles poderiam estar em um emprego qualquer, mas estão aqui por amor, estão sempre prontos", emociona-se Clair.
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC