A população de Capivari de Baixo passa a contar com um instrumento importante para o trabalho de inclusão digital. Amanhã (5ago) será inaugurado, em uma sala anexo à E.M.E.B. Stanislau Gaidzinski Filho, às 17h30, o primeiro Telecentro de inclusão digital do município.
O diretor de Tecnologia da Informação de Capivari de Baixo, Fernando Mattar foi o responsável pela montagem e organização do projeto. Ele acredita que vai beneficiar os capivarienses em diversos aspectos. "O Telecentro trará um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorando a relação entre a comunidade e o poder público, enfim, vai contribuir para a construção da cidadania digital", explica.
Serão dez computadores que estarão à disposição da comunidade em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sempre com o acompanhamento de um monitor.
Município poderia ter perdido o benefício
De acordo com Fernando, este projeto, parceria entre a prefeitura da cidade de Capivari de Baixo e o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, já poderia ter sido colocado em prática antes.
"Logo no início de janeiro encontramos toda a documentação datada de agosto de 2008. Nossa surpresa foi maior ao descobrirmos que os computadores já haviam sido enviados pelo governo federal e estavam guardados em uma sala", relata Fernando. Ele emenda que por pouco o município não perde o benefício.
"No mesmo período em que descobrimos a documentação, recebemos um contato dos técnicos do governo comunicando que estavam vindo para Capivari instalar os equipamentos, aí foi que soubemos que estava tudo aqui parado, com as caixas abertas e computadores sem lacre. Como são enviados exclusivamente para a finalidade do telecentros os técnicos estiveram prestes a levar tudo embora, inclusive as mesas e cadeiras também enviadas para o projeto. Após uma reunião onde comprovamos que havia sido um descuido da administração antiga, eles cederam e nos deram as orientações seguintes para conclusão do Telecentro", destaca.
A iniciativa de manter e finalizar este atendimento vai ao encontro dos compromissos de governo do prefeito Luiz Carlos Brunel Alves. "A inclusão digital é uma promessa de campanha e este projeto é uma iniciativa fundamental para capacitar a população capivariense e inseri-la na sociedade da informação", ressalta o prefeito.
Sobre o projeto federal
Os Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre cerca de 10 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC