A prefeitura de Capivari de Baixo reúne as famílias beneficiadas com casas a serem construídas no conjunto habitacional do bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo objetivando levar ao conhecimento dos moradores uma alternativa de economizar energia elétrica e contribuir na preservação do meio ambiente. Na quarta-feira (5ago), às 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade, as pessoas souberam como funciona o aquecedor solar ecológico criado pelo aposentado tubaronense José Alano. O equipamento confeccionado com materiais recicláveis como garrafas pet e caixas de leite já conhecido nacionalmente e utilizado por várias instituições. Capivari de Baixo é o segundo município do Brasil a implantar o sistema em conjunto habitacional, iniciativa que animou a administração dado o bom resultado obtido por Florianópolis.
Segundo a secretária de Assistência Social Marilene Duarte Cardoso (Dadá), a idéia surgiu a partir do aquecedor instalado no Ceaca (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente), em Capivari.
"Nos interessamos em questionar sobre a possibilidade de fazer o mesmo nas moradias e recebemos um retorno bastante positivo. A partir daí passamos a tomar as providências necessárias para inovarmos e preservarmos o planeta, incluindo o sistema em nosso projeto das casas", explica a secretária. Na reunião de hoje será organizado o calendário das oficinas em que os próprios moradores aprenderão a confeccionar o aquecedor. A secretaria de Assistência Social fará uma campanha para o recolhimento de garrafas pet e caixas de leite para os equipamentos.
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC