Mobilização de Imbituba contra a "Gripe A" H1N1
Com o aumento dos casos da "Gripe A" H1N1 no Brasil, a Secretaria de Saúde de Imbituba realizou na quinta-feira(06), duas reuniões para mobilizar o município contra a nova gripe. Uma com os agentes comunitários de saúde do município e outra com os médicos e enfermeiros dos Postos de Saúde (PSF).
A reunião que envolveu os agentes comunitários aconteceu na Escola de Educação Básica Henrique Lage e contou com a presença da Secretária de Saúde Léa de Oliveira Lopes, da Diretora de Saúde Madalena Domingues Nunes, com o Coordenador do PSF Arlei Lima, o Palestrante Dr. Odimar, da Coordenadora da Unidade Central Denise Maisto que cuida da parte Epidemiológica e do Técnico da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Dr. José Carlos.
Foi explicado aos agentes comunitários que a partir do dia sete de agosto irão visitar as residências, todos os cuidados que as pessoas devem ter. Irão distribuir panfletos de como proceder quando estiverem com gripe ou resfriado, dizer-lhes que sempre se mantenham em locais ventilados, tomar cuidado com a higiene lavando bem as mãos, se alimentarem bem e assim tentar diminuir o risco de espalhar ou contrair a doença.
A reunião com os médicos e enfermeiros aconteceu no CEREM (Centro de Referência da Mulher), e discutiu o modo de como diagnosticar os pacientes que podem estar com a gripe A, e de como os enfermeiros devem instruir os agentes comunitários nas visitas às casas.
Ficou decidido também que os Postos de Saúde irão visitar vários locais públicos para esclarecer sobre a gripe. Será colocado álcool gel em todas as escolas e departamentos de saúde logo na saída dos banheiros para maior higienização das mãos.
As professoras da rede municipal que estiverem grávidas serão liberadas até o dia 14 de agosto. E até essa data serão realizadas atividades metodológicas diferenciadas para evitar que as crianças que ficarem em casa devido à gripe ou resfriado não sejam prejudicadas.
"O desespero não leva à nada, com mais informações teremos mais tranqüilidade", enfatizou a Secretaria de Saúde Lea de Oliveira Lopes.
Fonte: Leonardo Fraga – ASCOM de Imbituba