O Prefeito Beto Martins revogou nesta segunda-feira (17), o decreto municipal nº 105 que dispõe sobre a suspensão de atividades escolares e das atividades sociais, culturais, esportivas, artísticas em ambientes fechados e da adoção de procedimentos administrativos tendentes a amenizar a propagação do vírus da gripe A (HIN1), no âmbito municipal.
A decisão partiu após a participação do Prefeito Beto Martins numa reunião esta manhã com o Governador Luiz Henrique da Silveira, o Secretário de Saúde do Estado, Dado Cherem e 22 presidentes das associações de prefeitos do estado.
Ao retornar ao Município o Prefeito reuniu-se com a Secretária de Saúde, Léa Lopes e a Secretária de Educação, Leda Suzana Pamato de Souza, para tomar a decisão em comum acordo, sendo que, com a revogação do decreto as aulas voltarão ao normal na próxima quarta-feira.
Segundo a Secretária de Saúde, Léa Lopes, o quadro da gripe A em Imbituba que apresenta o menor índice de suspeitas da região, está estável. São 45 suspeitos, sendo 36 adultos e 4 crianças, que realizaram o exame ainda sem qualquer resultado (o exame é realizado somente na cidade do Rio de Janeiro), mas que, por apresentarem os sintomas da nova gripe já estão tomando o remédio indicado tamiflu .
A Secretária destaca que embora o decreto seja revogado o Centro de Triagem continuará em funcionamento até as suspeitas da gripe A diminuir em toda região.
O Prefeito Beto Martins enfatizou que as gestantes que fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal deverão permanecer em casa por se tratarem de grupo de risco da gripe HINI. "Revogar o decreto não quer dizer que temos que deixar de nos cuidarmos, a gripe está presente, isto é fato, só que se nos prevenirmos, tendo uma alimentação saudável e boa higiene os riscos diminuem consideravelmente", reforça.
Beto Martins solicitou a Secretaria de Educação que informe aos diretores das escolas que todos os dias deve haver monitoramente nas salas de aula, verificando se existe algum aluno com sintomas de gripe.
A Secretária de Saúde irá informar também a direção das escolas e centros de educação particulares da revogação do decreto e sugerir para que as aulas sejam também retomadas nestes locais.

Fonte: Cintia Miranda – ASCOM de Imbituba