Uma comissão formada por médicos, enfermeiras, odontólogo, secretários municipais, vereadores e representantes da Acivale e CDL se reuniu na manhã de hoje, quinta-feira, dia 20, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no bairro Santa Augusta, para analisar os números da Influenza A (H1N1) em Braço do Norte.

O retorno às aulas na segunda-feira, dia 24, do ensino fundamental e nos Centros Educacionais Infantis (CEIs) da rede municipal e privada de ensino, serviços de transporte escolar, APAE, Unisul, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ( PETI), pólo UFSC e programa Segundo Tempo, foi uma das decisões tomadas pelo grupo. Oficinas do Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, Grupo de Mulheres (Clubes de Mães), Centro de Inclusão Digital (CID), Curso de Corte-Costura e Artes Aplicadas também voltam ao funcionamento normal. "Até o dia 31 de agosto ficam suspensos os encontros de grupos de idosos e gestantes, que são grupos de risco. Até a próxima quinta-feira, dia 27, permanecem suspensos todo o tipo de aglomeração em ambientes fechados, como boates, bailes, cultos religiosos, formaturas e shows. Nas escolas, precauções devem ser tomadas, não dá para descuidar", enfatiza a secretária da Saúde de Braço do Norte, Lúcia Terezinha Giordani Volpato.

Até domingo, dia 23, a unidade de triagem, amparada no PSF São Francisco de Assis, funciona das 8 às 22 horas. "A partir de segunda-feira os PSFs voltam aos seus horários normais. O PSF do bairro São Francisco de Assis terá seu funcionamento normal das 8 às 17 horas, permanecendo como unidade de triagem das 17 às 22 horas", explica a secretária Lúcia.

De acordo com a médica especialista em infectologia, Eletânia Esteves Alves, que também atende no PSF do Travessão, são hoje em Braço do Norte, 29 casos suspeitos. "A curvatura subiu nos últimos dois dias, sendo que a maioria dos suspeitos é de pessoas acima de 20 anos e não crianças e adolescentes em idade escolar, o que justifica o retorno às aulas. Minha sugestão é que na próxima quinta-feira possamos nos reunir novamente para acompanhar o desenvolvimento e ver quais as medidas devem ser tomadas".

Fonte: Assessoria de Imprensa/Publimarketing