Ônibus do HEMOSC chega a Imbituba
O ônibus do HEMOSC estará em frente à Unidade Sanitária Central localizada ao lado do terminal de ônibus, nos dias 22 e 24 de setembro.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Doar sangue é um ato simples, tranqüilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam componentes sanguíneos suficientes para atender toda população.
Serão distribuídas 50 senhas no horário das 8:00 às 11:30 e mais 50 senhas das 13:30 às 16:30. Para doar basta levar sua carteira de Identidade, estar bem alimentado, bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e ter um peso superior a 50 kg.
O doador chegando ao ônibus passará por um cadastro, serão verificados os sinais vitais e a contagem de glóbulos vermelhos no sangue, será feito uma entrevista individual, lembrando que é fundamental que o doador seja sincero na entrevista, após a coleta de sangue o doador recebe um lanche.
As pessoas que fizeram cirurgia recentemente, estiver em jejum durante 4 horas antes da doação, tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas, teve gripe ou febre 7 dias antes, teve hepatite após 10 anos de idade, estiver grávida ou amamentando, usa ou já usou drogas injetáveis ou teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses não é permitido a doação de sangue.
O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, representando 10% do total do sangue adulto, que é rapidamente reposto pelo organismo. O sangue não tem substituto, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.
Fonte: Leonardo Fraga – Dicon/Imbituba