You are currently viewing Baleia encalhada na Praia de Itapirubá será enterrada

Após um treinamento intensivo realizado pela Unidade de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), através dos palestrantes Rodrigo Ribeiro Freitas e Kelli Cristina Minotto Bom, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB) juntamente com a APA da Baleia Franca e Corpo de Bombeiros de Imbituba iniciaram na manhã de terça-feira (23), a primeira tentativa de retirada da Baleia-de-bryde encontrada morta no último dia 6 na Praia de Itapirubá.
De acordo com a Diretora do Departamento do Meio Ambiente Luciene Martins devido a baleia ter se movimentado por causa da maré, está cada vez mais difícil sua remoção. "Durante todo o dia conseguimos retirar uma parte da cabeça da baleia através de uma corda, mas diante da elevação da maré as atividades de remoção continuam por mais um dia", explica.
O buraco onde será enterrada a baleia, localizado próximo ao local de encalhe, foi construído com acompanhamento do Grupep – Unisul com orientação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por haver indícios de sítios arqueológicos no local.
Segundo a Diretora os trabalhos de remoção iniciam na manhã desta quinta feira (24) bem cedo, quando a maré estará mais baixa facilitando a aproximação da equipe. "Nossa segunda tentativa será realizada por meio de um guincho, retirando pedaços da baleia", ressalta.

Fonte: Wanessa Alves Xavier