A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Poliomielite em Capivari de Baixo foi superada já ao final do último sábado, Dia D ciontra a Paralisia Infantil. De acordo com a epidemiologista de Capivari de Baixo, Karine Volpato De Pieri, 1.479 crianças de zero a cinco anos deveriam ser imunizadas. O município atingiu 100% de cobertura aos final do dia de trabalhos, após a visita da 14a Regional de Saúde.
"Foi divulgado que Capivari não alcançou o percentual máximo. Mas eles passaram antes do fechamento de nossas atividades e registraram pouco mais de 97% das crianças vacinadas, porém encerramos às 17h e mais uma vez conseguimos cumprir nossa meta já no Dia D, como poucos municípios da região", explica.
Para garantir a aplicação da dose reforço da vacina, os profissionais de saúde montaram barreiras no acesso principal da cidade e no acesso norte, próximo ao trevo da BR-101. Os postos de ESF (Estratégia de Saúde da Família) dos bairros também se mobilizaram e atenderam para vacinação das 8 às 17h, com exceção do posto do bairro Santo André.
A campanha segue com seu cronograma normal, até o dia 25 de setembro. "Embora a nossa meta tenha sido alcançada, continuaremos cumprindo nosso calendário para eventuais vacinas ou até mesmo visitantes que ainda não tenham sido imunizados", emenda Karine.
A epidemiologista salienta que os profissionais da saúde não mais se deslocarão até as escolas do município. "As vacinas estão sendo disponibilizadas no Pronto Atendimento e no ESF do bairro Três de Maio", destaca.
"O departamento de Epidemiologia tem desenvolvido um excelente trabalho e Capivari alcançado as metas, imunizando idosos e crianças efetivamente. Nossa maior prova foi a mobilização durante o problema da gripe A. A saúde do município reconhece e nós agradecemos e oferecemos todo o suporte para que essa qualidade de trabalho e de atendimento seja mantida", elogia o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC