Os municípios da Amurel começam a se mobilizar com a intenção de criar um consórcio, através do qual possam implantar um sistema de coleta e tratamento de lixo e esgoto que atenda a todos os municípios. "Ou os municípios param de chorar e enfrentam esse problema, que é comum a todos, ou vamos ficar o resto da vida nos lamentando por não termos feito nada", disse o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, organizador do movimento.
O encontro aconteceu hoje (24) de manhã, na Amurel, em Tubarão, e reunião prefeitos da grande maioria dos municípios e um representante da empresa paranaense Tibagi, que atua neste e em outros segmentos. O representante mostrou o trabalho que a empresa já desenvolve em outros municípios do país. Segundo ele, a empresa utiliza tecnologia, que recicla 100% do lixo, sendo que, o orgânico, pode ser devolvido à natureza um mês depois de recolhido. O tratamento dos efluentes permite à devolução nos rios com até 98% de pureza.
O prefeito de Braço do Norte Vânio Uliano gostou da iniciativa e foi um dos primeiros a aderir à idéia. "Inicialmente, vamos tentar viabilizar o projeto para o tratamento do lixo", disse Vânio.
A idéia de criação de consórcios para a solução de problemas comuns a pequenos municípios é uma tendência e até uma recomendação das autoridades públicas, já que há certos recursos que só podem ser liberados desde que os benefícios da obra atinjam a um número mínimo de pessoas. Por este sistema, municípios pequenos, como é o caso da grande maioria dos que compõem a Amurel.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Publimarketing