Turistas do Brasil e Mundo visitam Imbituba para observar baleias

De junho a novembro, o litoral catarinense transforma-se em um grande berçário de baleias-francas, que chegam em busca de águas mais rasas e quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. Essa aproximação da costa proporciona o turismo de observação de baleias em Imbituba.
Segundo dados da AGTA -Associação de Guias de Turismo da APA – Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que realizou 38 saídas em alto-mar de 18 de julho a 17 de setembro, cerca de 510 pessoas visitaram o município para observar as baleias, entre elas muitos estrangeiros.
A maioria dos turistas é de Santa Catarina, seguidos pelo Rio Grande do Sul e Paraná. Pessoas vindas de Pernambuco, Ceará e Distrito Federal também vêm a Imbituba para observar os cetáceos.
Cerca de 60 turistas vieram do exterior, entre eles dezessete norte-americanos, nove alemães e seis belgas. Pessoas vindas da Itália, Ucrânia, Japão e Luxemburgo também realizaram o passeio.
A AGTA tem como objetivo receber e acompanhar turistas, ordenar as atividades dos guias, através de planejamento e promoções de roteiros turísticos. Segundo a associação a maioria dos turistas chega de carro, e os maiores encaminhadores para a observação de baleias são os hotéis.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail, roteiro.sul@hotmail.com ou pelos telefones (48)9977-6352 ou 9948-2224.

Fonte: Leonardo Fraga – Dicon/Imbituba