Ao passar por uma pequena encruzilhada, um menino encontra uma pá e a dona, uma velha senhora, xinga-o. Após sonhar com a idosa e encontrar um espelho, o leitor é convidado a viajar com as aventuras de "Buriz – Espelho Mágico", com lançamento previsto para o final de outubro e primeiro livro da série do escritor capivariense Murilo Fernandes Ferreira.

Segundo o autor o desejo de publicar um livro surgiu há quatro anos.

"Na época eu tinha 14 anos e como gostava de escrever pensava em publicar histórias para incentivar outras pessoas tanto a ler quanto a escrever. Então fechei a primeira parte em trinta páginas. Em seguida comecei a escrever o segundo livro e precisei acrescentar novos trechos neste primeiro que será publicado com noventa e três páginas", conta emendando que sua mãe é a maior incentivadora.

A recepcionista Gecy Neiva da Silva Fernandes sempre acompanhou o entusiasmo de Murilo, porém sofria ao pensar que ele não realizaria seu sonho. "Como perde tempo escrevendo, eu pensava sempre que via ele escrevendo. Houve uma época em que chegou a usar um notebook emprestado para aproveitar os horários de folga do trabalho. Meu filho bateu em muitas portas, desde 2006 pediu apoio da prefeitura várias vezes e outras várias se desanimava por não conseguir publicar. Eu também ficava triste mas não desencorajava justamente por ele ser tão persistente", lembra a mãe. Agora, graças ao apoio do presidente da Associação de Moradores Vila Flor Murilo lança seu primeiro livro. "Eu trabalho como instrutor de informática básica na associação e falei para seu Pedro Ximingo sobre minha intenção. Ele intermediou junto à prefeitura e recebi todo apoio até mesmo em parte das despesas", diz.

Ao ser questionado sobre o título do livro, o jovem de 18 anos e que pretende cursar Administração no próximo ano revela ser uma brincadeira de infância. "Fazíamos uma brincadeira de substituir por "b" a primeira letra do nome de cada amigo e acabei ganhando o apelido de Buriz", explica. "E não é só nisso que me identifico com o personagem do livro. Ao longo da história o leitor vai perceber que ele também gosta de rock, de fazer o bem, entre outras características que prefiro deixar para o público descobrir", acrescenta, eufórico.

"É uma felicidade muito grande incentivar o talento de um rapaz com tanta força de vontade. Auxiliamos na educação e também na cultura e como o próprio Murilo fala estamos plantando sementes e despertando o interesse em outras pessoas. Que surjam mais Murilos e que as autoridades, que os governantes apóiem e sempre incentivem, que realizem sonhos tão saudáveis quanto o desse nosso jovem", comemora o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

"Buriz – Espelho Mágico" será lançado na comunidade Vila Flor (Capivari de Baixo), dia 30 de outubro, às 19h e inicialmente estará à venda nas escolas de Capivari. Murilo está em contato com as livrarias de Tubarão para que também disponham. Contatos com o autor podem ser feitos pelo telefone (48) 9932-1847.

Fonte: SEcom/Capivari