Um estudo feito em Capivari de Baixo demonstrou a realidade da saúde bucal de crianças de até 12 anos. O trabalho foi conduzido pelo coordenador da Saúde Bucal de Capivari, dentista Luis Antonio Rocha Filho. O Resultado mostrou que nas crianças de 12 anos, o número médio de dentes que permanecem cariados, perdidos ou obturados é de 1,4; nas de nove anos, 1,3; e nas de seis anos, 1,9. Conforme avaliação estes valores são considerados baixos, indicando que o trabalho de orientação de higiene realizado pela prefeitura do município tem surtido efeitos consideráveis.
Atualmente o Programa de Saúde Bucal é composto por 11 dentistas para atendimento público gratuito comunitário e também escolar. O atendimento na educação é focado para cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino por meio de orientações semanais como escovação supervisionada, fluorterapia, palestras e orientações preventivas.
A pesquisa foi feita com base nos valores do índice que correspondem aos seguintes graus de severidade: muito baixo (1,1); baixo (2,6); moderado (4,4); alto (6,5) e muito alto (6,6 e mais). Valores elevados significariam más condições de saúde bucal da população, freqüentemente associadas a condições socioeconômicas desfavoráveis, dificuldade de acesso aos serviços e a hábitos deletérios, como alto consumo de açúcares, além de indicar limitado acesso ao flúor.
Segundo Luiz Antônio, o objetivo do Programa de Saúde Bucal é incutir nos alunos e nas famílias a importância de ter dentes e bocas saudáveis, reduzindo ainda mais os índices revelados pela pesquisa. Ele antecipa que nas próximas semanas os alunos estarão recebendo uma nova escova de dente, a segunda distribuída neste ano.
"A troca de escovas de dente devem ser feitas a cada seis meses, pois depois disso o material desgasta, prejudicando a eficiência da escovação. Como entregamos a primeira em maio estamos fazendo a substituição neste segundo semestre", defende o coordenador.
"Muitas doenças podem ser prevenidas se tivermos uma dentição saudável e em Capivari felizmente podemos contar com um atendimento básico odontológico completo, basta que os estudantes e a população em geral façam agendamento nos postos de ESF", alerta o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Posto Central recebe reforma em consultório odontológico
O Posto de Saúde Central recebeu reforma geral nas instalações do seu consultório odontológico, adequando o local às determinações da Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Odontologia.
Foi incluso sala própria e estruturada para exames de radiologia dental e sala de esterilização. O consultório de atendimento e todo o equipamento utilizado foram renovados. Anteriormente as pessoas tinham que aguardar, pois a sala que realizava os exames de Raio-X era a mesma usada para a consulta.
De acordo com o secretário da Saúde Aurimar da Silva, a preocupação do governo municipal em dar prioridade para esta reforma foi fundamental.
"Antes as salas não eram separadas e enquanto fazíamos exames, outras pessoas ficavam esperando para serem atendidas. Com essa reforma além melhorar a qualidade da consulta, poderemos atender um número maior de pacientes", ressalta.
"Estamos trabalhando conforme as preconizações do Ministério da Saúde e hoje, felizmente, temos uma boa demanda de dentista a serviço dos capivarienses com condições de atendimento em todos os bairros", observa o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC