Na última semana, mais três pescadores da localidade de Barranceiras, receberam suas embarcações reformadas: Edilson Carvalho Nascimento, Osvaldo Pedro Elísio e Braz da Rosa, beneficiados com o Projeto de Renovação da Frota Pesqueira Artesanal. Foram totalmente recuperados dois botes, e uma canoa, respectivamente. Durante a entrega, estiveram presentes, Marciano Ribeiro da Silva, presidente da COOPERLAGUNAR; e José Jerônimo Machado, da coordenação do Projeto de Extensão do Complexo.
As embarcações que levaram aproximadamente três semanas para ficarem prontas, tiveram reforma geral, contando com o apoio do também pescador artesanal, Gercino da Rosa. Ao final, cada pescador deu seu toque pessoal. "Pois, embarcação é como impressão digital do pescador artesanal", ressalta Gercino Rosa.
O Projeto tem como objetivo dar mais autonomia ao pescador, melhores condições de trabalho e mais segurança, capacitando e restaurando embarcações de pescadores artesanais, recuperando a frota artesanal para garantir a sustentabilidade da arte e da classe pesqueira. Além de assegurar ao pescador artesanal a sua manutenção na atividade pesqueira, e também oferecer melhores condições de embarque do pescado capturado e proporcionar o conhecimento na reforma de embarcações através de trabalho conjunto com supervisão especializada. Sendo que um dos compromissos assumidos pelos pescadores contemplados, é o de participarem ativamente nas atividades associativistas da classe, na região.
Fonte: Ascom/IPPS – Imaruí