Quem é fumante assíduo sabe o quanto é difícil se desvencilhar do vício. Com embasamentos científicos relacionados ao problema, o psicólogo da secretaria de Saúde de Capivari de Baixo e responsável pelo programa de tabajismo Luciano Corrêa, acompanhado pela farmacêutica do município Gisele Damian estão empregando a prática da Auriculoterapia como método complementar no tratamento de fumantes na Atenção Básica de Saúde. O trabalho pioneiro de Capivari de Baixo foi aprovado para ser apresentado no II Congresso Brasileiro de Naturologia, que acontece dia 6 de novembro, na Unisul de Pedra Branca, Florianópolis.


De acordo com Luciano, a atividade está sendo realizada desde o começo do ano e já apresenta resultados. "Utilizar métodos alternativos no tratamento do fumante não era prática no município, por isso resolvemos empregar esse novo método. Estamos notando uma boa aceitação do público". E complementa: "Ficamos felizes com a aceitação no Congresso em Florianópolis. É uma chance de divulgar nosso trabalho", comemora.


Para o psicólogo, tratar do fumante é parte de um conjunto de ações voltadas à prevenção do câncer e outras doenças. "O desuso da nicotina implica em um conjunto de sintomas desconfortáveis. A utilização da auriculoterapia pode preencher uma lacuna importante na diminuição destes sintomas", explica o psicólogo.


Ele salienta ainda que, os resultados em termos de tratamento ainda não podem ser conclusivos. "No entanto, demonstram que pode efetivamente constituir uma referência de trabalho em saúde, na medida em que se verificou uma tendência de maior aderência ao grupo com a utilização da auriculoterapia do que em grupos anteriores", explica.

Somos favoráveis a todas as práticas que atendam a população por meio de métodos menos incisivos e, consequentemente resultem na diminuição do uso de medicamentos e neste primeiro ano de governo nossos profissionais oferecem essas novas alternativas através da acupuntura com bom sinal de que está sendo bastante positivo", sublinha o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.


A auriculoterapia é uma técnica de acupuntura. O tratamento consiste em estimular pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao estimular esses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC