O Instituto de Políticas Públicas e Sociais – IPPS irá executar a capacitação em mecânica de motores à óleo diesel para os pescadores artesanais a princípio somente no município de Imaruí, devido a demanda que aparece com bastante força e onde os pescadores se encontram em estágio um pouco além dos demais municípios da região.
Esta é uma busca dos próprios pescadores da região, levantada em plenárias realizadas para discutir o Projeto Renovação da Frota Pesqueira que realiza a reforma de embarcações.
Através de um motor que foi disponibilizado pelo Deputado Federal Cláudio Vinhati para o Instituto, o curso será realizado com o objetivo de dar autonomia e segurança aos pescadores, diminuindo os custos de operação da profissão, já que um motor danificado leva dias para ser transportado até um mecânico, e por serem poucos, acabam cobrando mais caro, e demoram algum tempo para concertar. Sendo que o pescador fica sem ter como retirar seu sustento durante este período realizado por três profissionais mecânicos que irão capacitar os pescadores.
Estas capacitações que iniciam nesta semana terão muitas horas de práticas, e três profissionais mecânicos que irão desenvolver o trabalho. O motor será aberto e montado na presença dos pescadores, atendo-se a cada detalhe da composição e importância do mesmo. Pontos de atendimento serão estabelecidos para que os pescadores possam ter atendimento personalizado, digerindo as dúvidas e podendo posteriormente executar o concerto do seu próprio motor com maestria e habilidade.
Fonte: Tati Bonnin – Ascom/IPPS