Mosaico antigo e mosaico moderno foram a base da oficina teórica apresentada pela professora da Faculdade de Arte de Mosaico em Ravenna, Emanuela Forza, e outros artistas da cidade italiana, nesta terça-feira, dia 3, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Conhecida como a capital do mosaico bizantino, Ravenna possui cursos de graduação e pós-graduação nesta arte e está trabalhando para se tornar a capital do mosaico moderno.
Neste sentido, a prefeitura municipal pretende firmar uma parceria com o governo da cidade italiana para trazer professores desta universidade para realizar o curso em Laguna e capacitar artistas locais.
Atualmente o mosaico bizantino somente é encontrado em Ravenna, onde também existe um Centro de Estudos de Mosaico e uma Escola de Restauração de Mosaico Bizantino, a única no mundo.
De acordo com Emanula Forza, através dos mosaicos é possível ler a história de Ravenna, é uma expressão artística.
Segundo Forza, projetos são desenvolvidos nas escolas, onde estão sendo confeccionados vasos de mosaico para decorar todo o centro histórico e placas de mosaico com os nomes das ruas e pontos turísticos estão sendo implantados.
Nesta semana está acontecendo a Exposição Internacional de Mosaico em Ravenna, reunindo tudo o que se faz em mosaico no mundo.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna