Na sexta-feira (27nov) as escolas municipais de Capivari de Baixo receberam a empresa responsável pela aplicação da Prova Brasil, que tem a função de avaliar todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas e rurais que tenham, no mínimo, 20 alunos matriculados na 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. O secretário de Educação e Cultura José Wanderley Araújo da Rosa diz que a secretaria não participa do processo de avaliação da Prova Brasil. "A Prova Brasil é aplicada por uma empresa contratada, nosso papel foi de providenciar o agendamento do período da prova, junto aos dirigentes das escolas municipais, em acordo com a empresa responsável pela aplicação da prova", explica Wanderley.
A Prova Brasil é um instrumento de avaliação do sistema educacional brasileiro e seus dados compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, o qual orienta o Ministério da Educação na formulação e implementação de políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação brasileira.
Em 2005, quando o IDEB foi calculado pela primeira vez, a média nacional foi de 3,8 (numa escala de zero a dez) e, em 2007, alcançou 4,2. A meta brasileira é atingir o IDEB de 6,0 até o ano de 2022.
Segundo o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves esta avaliação auxilia na melhoria do ensino público. "É uma oportunidade para que diretoras e professores identifiquem os alunos que têm dificuldades de aprendizagem e organizem atividades pedagógicas que auxiliem as crianças a superá-las e trilhem com sucesso o percurso escolar", afirma o prefeito.
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC