Cerca de 2, 5 mil crianças participantes do Projeto Lapônia entregaram ao Papai Noel, o que provavelmente é a maior carta natalina do mundo. São 600 metros de papel escrito pelos estudantes de escolas tubaronenses, contendo um pedido especial: proteção para o meio-ambiente e em especial, ao rio Tubarão.
A entrega da carta, que foi enviada pelos Correios ao endereço oficial do Papai Noel, na Lapônia – Finlândia, ocorreu no último sábado (21), durante a festa de encerramento do Projeto idealizado e executado pela Guarda Municipal de Tubarão, com apoio do departamento municipal de Meio Ambiente. A festa realizada no ginásio Paulo Jacob May, contou com muitas brincadeiras, distribuição de doces e balas e mais de 120 prêmios, entre eles três bicicletas. Os autores das melhores cartas ao Papai Noel, ganharam bicicleta e PlayStation. "Estamos satisfeitos por termos atingir o nosso objetivo de conscientizar as crianças para a importância da preservação ambiental e respeito à natureza", diz o secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Batista de Andrade.
Durante várias semanas os integrantes os organizadores do Projeto Lapônia percorreram 20 escolas realizando palestras educativas e recolhendo as cartas escritas pelas crianças para o Papai Noel. "Foram abordados temas como reciclagem, desmatamento e, principalmente como fazer a nossa parte para mantermos nosso rio Tubarão saudável", relata Maciel Brognoli, coordenador e idealizador do projeto.
A execução do projeto contou com apoio da Ferrovia Teresa Cristina (FTC), Genésio A. Mendes, Supermercado Giassi, Supermercado DePieri, Gráfica Humaitá, Tractebel Energia, GibaCicle, Correios e Prefeitura de Tubarão.
Fonte: Ascom/Tubarão