A dengue é um problema que deixa todos apreensivos com a volta do verão e as chuvas predominantes da estação. Neste sábado (28nov) será realizado o dia "D" de combate a dengue, das 8h as 12h, na Praça Maximiliano Cardoso Pessoa (Praça da Bandeira), quando a a Secretaria Regional instalará um laboratório, com o objetivo de expor para os presentes a larva e o mosquito para uma melhor identificação. É uma campanha nacional, que Capivari de Baixo está aderindo efetivamente. Além da concentração na praça, equipe da dengue estará realizando barreiras nos acessos à cidade, ao Sul no bairro Santo André, e ao Norte no Posto Polauto (BR-101). Na ocasião serão distribuídos panfletos com orientações.

De acordo com o diretor administrativo da Saúde, Afonso Foster, o objetivo de participar dessa ação é conscientizar a população. "É necessário que todos saibam quais os cuidados com os locais que tem probabilidade para ser criadouros do mosquito, como vasos, pneus, garrafas, caixa d'água, entre outros", explica.

"Capivari é um município alvo da doença, por estar próximo da BR e ser localizado entre Laguna e Tubarão, então há um acompanhamento efetivo. Ao todo são 80 armadilhas e 20 Pontos Estratégicos (PE). Os PE's são os locais que tem grande facilidade para desenvolver focos, como ferros velhos, borracharias e o cemitérios", salienta Afonso.

Segundo o secretário Aurimar da Silva é preciso sempre reforçar a prevenção. "Em Capivari a nossa atenção é redobrada pela facilidade de acesso dos caminhões que vem de todas as regiões do país. Esperamos que a população se conscientize e siga as orientações dos órgãos competentes, sempre impedindo o acúmulo de água nos locais onde o mosquito pode se instalar", relembra.

Equipe da Saúde visita prefeito

Estiveram presentes nesta quarta-feira (25nov) no gabinete do prefeito Brunel Alves, o secretário de Saúde Aurimar da Silva, o diretor administrativo da Saúde Afonso Foster, a diretora de Saúde enfermeira Jane Sobreira Mota e os três agentes da dengue, Rosinete Alves, Julimara Medeiros e Fernando Santos de Sousa. Os representantes da Saúde apresentaram para o prefeito o material que é utilizado diariamente no trabalho dos agentes da dengue e o que será mostrado e usado no Dia "D" da dengue no município.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC