Após consulta com o oftalmologista Rubens Sasaki, 33 pescadores alunos do Projeto Pescando Letras: Alfabetização de Pescadores e Pescadoras Integrado à Educação Cidadã e Qualificação Profissional do município de Imaruí receberam seus óculos de grau com o intuito de tornar mais fácil sua vida diária e também proporcionar mais eficiência no aprendizado.
O evento aconteceu na última segunda-feira (30) pela manhã, no Instituto de Políticas Públicas e Sociais – IPPS e contou com a presença do representante do Ministério de Pesca e Aquicultura, através do Escritório de Laguna, Wilson Leandro Barreiros; o Prefeito Municipal, Amarildo Matos de Sousa e os representantes do IPPS.
Segundo Wilson, o Projeto é uma iniciativa muito importante, pois vem atender os anseios dos pescadores e pescadoras e aquicultores da região. "Essa parceriaentre o Ministério de Pesca e Aquicultura, o Instituto e a Prefeitura Municipal, traz a reciclagem na Escola e o melhoramento de vida de várias pessoas que depois de passarem pelo Projeto, certamente irão ver a vida de outra forma", destaca.
A metodologia de alfabetização é cubana, chamada "Sim, eu posso" e tem como objetivo alfabetizar pescadores profissionais e aquicultores familiares que não tiveram acesso a educação anteriormente, trazendo o conhecimento da leitura e da escrita viabilizando a ampliação da cultura.
Esse é o segundo mutirão de pescadores que recebe os óculos, foram 40 consultas realizadas, e 33 óculos entregues. Anteriormente, no primeiro mutirão, foram feitas 156 consultas e 140 óculos foram distribuídos.

Fonte: ASCOM/IPPS/Imaruí