A revitalização da Fonte da Carioca já começou. Nesta primeira semana, a empresa responsável pela obra já está retirando toda a estrutura antiga dos reservatórios e instalações, datadas de 1863.
Com o objetivo de adequar as instalações de captação de água de acordo com as normas sanitárias do Departamento Nacional de Produção Mineral, toda a tubulação de pvc será trocada por inox.
Comprovadamente mineral, a água da fonte continuará sendo fornecida gratuitamente através das torneiras, porém a prefeitura poderá comercializar a água excedente.
A adequação desta estrutura irá sanar todos os problemas sanitários que podem vir a ocorrer, já que as edificações encontram-se em estado de deterioração avançado pelo tempo.
Por ser um prédio tombado pelo Patrimônio Nacional, algumas alterações não poderão ser feitas na estrutura original, por isso, a captação da água chegará direito ao fontanário através de tubos de inox, sem utilizar edificações intermediárias.
O projeto elaborado pela arquiteta Ana Paula Fogaça da Secretaria Municipal de Planejamento, foi licitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que irá investir na obra cerca de R$224 mil, através do Ministério da Cultura.
A revitalização deve ser concluída em seis meses, período em que a fonte ficará fechada ao público.
A empresa ganhadora da licitação foi a Magapavi Construtora, Terraplanagem e Pavimentadora Ltda.
Consultoria responsável pelo projeto de Drenagem: AR Engenharia Resp. Eng. Carlos H. B. do Amaral.
Estudo geológico:
A pedido da Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama o projeto geológico para estudos da água da Fonte da Carioca foi realizado por uma empresa de consultoria.
Os estudos, acompanhados pelo Iphan, comprovaram a propriedade mineral da água.
Saiba mais sobre a fonte:
Hoje o Complexo da Fonte da Carioca conta com 3 edificações:
A primeira conhecida como Casa da Nascente, onde conta com uma caixa de Alvenaria de Pedra irregular com argamassa de conchas, protegida com paredes de tijolos maciços e estrutura de cobertura de madeira com telha de cimento amianto, onde a água aflora do solo dentro do seu perímetro.
A segunda denominada Casa da Decantação com Alvenaria de Pedra revestida com azulejos, estrutura de parede de tijolo maciço revestido com reboco grosso e estrutura de cobertura de madeira com telha de cimento amianto.
A terceira edificação é o Fontanário que conta com 2 Reservatórios anexos, ele serve para distribuir a agua para a população através de 8 torneiras. Os reservatórios são de alvenaria de Pedra e tijolo maciço revestidos de reboco grosso com cobertura de laje de concreto.
A água sai da Casa da Nascente por gravidade e chega até a Casa da Decantação por um túnel de alvenaria de Pedra com paredes de quase 1 metro de espessura, onde antigamente servia como filtro natural, mas hoje a água é toda conduzida por tubos de PVC para os reservatórios onde fica descansando até alguém abrir a torneira para coleta.
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna