O Prefeito Beto Martins consolidou as bases para a instalação de uma futura universidade em Imbituba, ao se sensibilizar quanto à importância do apoio do Governo municipal às iniciativas da Associação do Ensino Superior de Imbituba (ADESI), assegurando participação direta do Município na concessão de apoio financeiro através de bolsa de estudo aos alunos de Imbituba regularmente matriculados, viabilizando instalações para ampliação dos cursos e, no que foi considerado o passo mais importante, o apoio para obtenção de terreno para início da construção da futura universidade regional.

O apoio do Prefeito Beto Martins foi transmitido aos diretores da ADESI e ao Chefe do Gabinete do Reitor do UNIBAVE, professor Antonio João Tavares durante encontro na Prefeitura de Imbituba. As duas instituições voltadas ao ensino superior estão agora empenhadas em ampliar a cooperação, com a implantação dos novos cursos e o lançamento das bases do campus de Imbituba, o que viria a se transformar na futura Universidade da Região dos Lagos Catarinenses, preenchendo a lacuna existente na região localizada entre a Grande Florianópolis e Tubarão. O professor Antônio Tavares destacou a importância do encontro com o Prefeito de Imbituba: “saímos da reunião com a perspectiva de um futuro promissor voltado à educação, com grandes possibilidades de instalação da sede da universidade e vinda de novos cursos”.

Participaram também do encontro no Gabinete do Prefeito o professor Francisco Duarte de Oliveira e os diretores da ADESI Edson de Souza e Karina Martins Ávila, que destacaram o apoio dos demais Prefeitos da região dos lagos catarinenses, que também estão sendo visitados pela ADESI e UNIBAVE, os quais têm assegurado apoio aos alunos de seus municípios que venham a se deslocar para freqüentar os novos cursos em Imbituba.

Representando o Diretor-Presidente da ADESI, Jeziel Pamato, o professor Gilberto Barreto informou que o suporte acadêmico foi buscado junto ao Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), de Orleans, pelo conceito dos cursos daquela instituição junto ao Ministério da Educação e pela linha de ação no desenvolvimento de instituições locais que possam conduzir os novos cursos com o esforço de suas próprias comunidades, o que já vem acontecendo, com a constituição da ADESI no final de 2008, o que viabilizou a implantação do Curso de Administração já no ano letivo de 2009.

São fundadores da ADESI, além de outros, a Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Imbituba – CDL, a Companhia Docas de Imbituba, a Cooperativa de Eletrificação Rural de Paulo Lopes – CERPALO, a Fundação Educacional Barriga Verde – FEBAVE, de Orleans; o Rotary Clube de Imbituba, a TECON Imbituba S. A. e as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Imbituba.

Os novos cursos que estão agora sendo oferecidos são Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, além da nova turma do curso de Administração, estes últimos em fase de implantação, dependendo da quantidade de alunos que venham a se inscrever até o dia 22 de janeiro, quando se encerra o prazo do edital. O processo seletivo acontecerá no dia 24 de janeiro e as aulas começarão ainda em fevereiro.

Wanessa Alves Xavier
Assessoria de Imprensa PMI