A Prefeitura Municipal de Imbituba em conjunto com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade / APA Baleia Franca estão tomando todas as medidas necessárias para avaliar a necessidade de abertura imediata da barra da Ibiraquera.

Em entrevista ao programa de rádio local o Secretário Ramires Ferreira destaca a preocupação do Governo Municipal com a poluição da barra de Ibiraquera “A água da barra está imprópria para banho, segundo relatórios de balneabilidade da FATMA, pelo fato de haver grande número de turistas e residências, sem benefício de saneamento básico eficiente”, afirma.

Para ele a abertura da barra é uma questão que envolve vários departamentos, com a participação de vários órgãos envolvidos, por isso a dificuldade em se resolver a situação.

Segundo o Chefe do Departamento de Saneamento Eng.° José Francisconi a abertura da Barra da Ibiraquera é uma medida paliativa. “Serão realizadas oficinas, para que através destas, possa ser resolvida a questão de abertura e fechamento da barra”, explica. A abertura de qualquer barra de lagoa segue orientação jurídica por se tratar de uma ação de grande impacto ecológico, social e econômico. “A abertura da barra de Ibiraquera não pode ser tratada de forma simplista como se fosse abrir uma torneira de água em casa. Podemos estar matando a maior riqueza da região em médio e longo prazo, a lagoa”, destaca.

Na oportunidade o Secretário ressaltou que a SEDURB está contratando serviços técnicos para levantamento das residências que estão localizadas na área de preservação permanente próxima as margens da lagoa para tomada das devidas providências. “Para que todos os problemas sejam solucionados, é indispensável a participação de toda a população em parceria com os órgãos públicos envolvidos”, destaca.

Ramires informa ainda que o Governo Municipal está atendo para a montagem do “Plano Municipal de Saneamento Básico”, onde será realizado um projeto, para estabelecer o plano de saneamento em toda a cidade, além do inicio no mês de março das obras da estação de tratamento de esgoto nas comunidades da Aguada e Divinéia, compromisso assumido pela CASAN junto ao Poder Público Municipal.

 

 

Proposta de datas e locais das próximas etapas do processo

04/02 – Oficina Turismo: 9:00h (CEGES);

04/02 – Oficina Moradores: 19:00h (Salão Paroquial da Ibiraquera);

05/02 – Oficina Esporte: 9:00h (CEGES);

05/02 – Oficina Pesca: 19:00h (Salão Paroquial da Ibiraquera);

08/02 – Oficina Institucional: 14:00h (CEGES);

24/02 – Reunião Geral: 14:00h (CEGES).

Fonte: Wanessa Alves Xavier
Assessoria de Imprensa PMI