A Central Única das Favelas de Santa Catarina (CUFA) em parceria com a prefeitura de Capivari de Baixo, através do departamento de cultura do município, estão trazendo novamente para a região o projeto "Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela".

De acordo com o diretor de cultura de Capivari de Baixo José Carlos Mendes (Tinho), esta ação já foi desenvolvida no ano passado em algumas comunidades. Este ano o projeto veio para dar continuidade às amostras. "Durante oito meses os jovens de nosso município receberão palestras e assistirão diversos curtas e longas metragens, produzidos nacionalmente e pelas periferias. Cada exibição será feita em bairros periféricos e escolas", comenta.

A primeira comunidade a ser beneficiada com o projeto neste ano, é a Vila Paraíso. A sessão de cinema vai acontecer no sábado (07ago), a partir das 19h30, na Associação de Moradores da localidade.

"Este projeto que iremos realizar em parceria com a CUFA é uma ótima ação para que os jovens da nossa cidade recebam momentos de lazer, cultura e, principalmente, educação. É por este motivo que nossa administração sempre estará investindo em eventos deste porte", destaca o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

Segundo o diretor executivo da CUFA de Santa Catarina Vinícius Lauffer, o projeto tem o objetivo de promover uma programação capaz de proporcionar a tela do cinema como uma ferramenta a favor de discussões sociais e educação cidadã.

"Almejamos promover através das palestras uma maior visibilidade das reflexões abordadas pelos filmes realizados pelas periferias. Além disso, aproveitar para incentivar o crescimento deste perfil de produção", ressalta Lauffer.

Para o secretário de Educação e Cultura de Capivari de Baixo José Wanderley Araújo da Rosa, este projeto será muito importante para o nosso município. "Através das palestras e os filmes os jovens conseguirão abrir diálogos sobre a desigualdade social, econômica, criminalidade e tráfico de drogas. Esperamos que com os exemplos passados através das sessões de cinema, os jovens consigam aprender e depois levem isso para o dia a dia", enfatiza.

O projeto "Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela" irá beneficiar outras seis cidades, como Laguna, Imbituba, Jaguaruna, Garopaba, Imaruí e Tubarão. Em média, serão contemplados mais de dez mil jovens.



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC