Uma grande conquista para os quatro alunos da Escola de Educação Básica Comandante Moreira, da comunidade de Campos Verdes – eles vão participar da etapa regional, em Florianópolis, dia 21 de agosto, do concurso promovido no Brasil pela revista National Geografic.
Alunos da sétima e oitava séries do Ensino Fundamental, resolveram 25 questões de conhecimentos sobre Geografia, dia 9 de junho, na escola em que estudam, sob a coordenação da professora de Geografia, Edinamar Cardoso Antunes de Souza. Eles competiram com escolas da rede estadual e particular do município de Laguna. "Fiquei surpresa, a prova foi muito difícil, a nível de pré-vestibular. As crianças se superaram, fico muito orgulhosa por serem alunos da rede pública e residirem no interior, para mim já foi uma grande vitória eles passaram para a segunda etapa", comemorou Edinamar.
Se os alunos se classificarem na etapa regional, dia 21, participarão da final em São Paulo, entre 12 e 15 de novembro, com todas as despesas pagas. Serão apenas 20 classificados no estado.
Relação dos alunos classificados da Escola Básica Comandante Moreira, do município de Laguna:
Karini Alfredo Fagundes
Gabriel Teodoro Fidélix
Leonardo Batista de Souza
Mikaela Sumariva de Jesus
Saiba mais sobre o concurso
"Inspirar as pessoas a cuidar do planeta." Esse lema tem baseado as reportagens publicadas mensalmente em cada uma das 30 edições nacionais da conceituada revista National Geographic. Dos Estados Unidos ao Japão, da Ucrânia ao Brasil, da Bulgária à Turquia, todas as edições da National espalhadas pelo mundo têm se preocupado em revelar o planeta em toda sua diversidade natural, social e cultural. Por meio de fotos da melhor qualidade, gráficos, quadros, mapas e uma edição de texto rigorosa, suas reportagens têm como objetivo mostrar aos leitores o prazer que é descobrir, explorar, desbravar, investigar e conhecer o mundo. E, com isso, despertar entre eles o desejo de valorizar e preservar essa rica diversidade que se espalha pelo planeta.
O Desafio National Geographic 2010 está justamente baseado nesse espírito. Ele representa um grande concurso nacional de geografia, cujo maior objetivo é despertar entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo. O Desafio busca aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.
Assim como em sua primeira edição, realizada em 2008, o Desafio está baseado em orientações para estudantes e professores e em uma Matriz de Referência que dispõem sobre diversos temas e assuntos. Entre eles estão as relações sociedade-natureza, os usos dos recursos naturais, a questão da sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, as inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.
O conceito principal que norteia o Desafio National Geographic está assim expresso no Guia para Educadores, escrito pelo professor Roberto Giansanti, consultor pedagógico do concurso. "No projeto, os estudantes poderão examinar a diversidade natural, social e cultural dos diferentes espaços, reconhecendo também o significado social, econômico e cultural dos deslocamentos e valorizando o rico patrimônio cultural brasileiro mundial. De posse desses saberes, eles poderão avaliar e refletir sobre o curso do desenvolvimento das atividades humanas sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável."
A ideia é que estudantes e educadores mobilizem diferentes saberes para interpretar os mais variados cenários geográficos do Brasil e do mundo. E que reconheçam o papel de cada um ao cuidar de si, de sua comunidade e do mundo em que vivemos. A partir desse programa, os estudantes poderão aprender mais e se preparar para as diferentes etapas do Desafio.
Objetivos:
• Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na disciplina de Geografia e áreas afins;
• Propiciar o aperfeiçoamento de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
• Incentivar estudantes e educadores a reconhecer e avaliar as diferentes dimensões das relações sociedade-natureza, sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável;
• Disseminar a cultura de viagem e o conhecimento sobre o potencial das viagens e do turismo no Brasil e no mundo;
• Estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiar e escolar, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem.
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna