Nesta quarta-feira (18ago), a partir das 9h30, acontece mais uma edição do projeto “Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela”, em Capivari de Baixo. Desta vez o local de apresentação do filme será na Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon, no bairro Ilhotinha, que contará com a presença de estudantes da Escola Municipal Santo André e Stanislau Gaidzinski Filho.
Este projeto que está sendo desenvolvido no município de Capivari de Baixo é resultado de mais uma ação realizada pela Central Única das Favelas de Santa Catarina (CUFA), em parceria com a prefeitura de Capivari de Baixo, através do departamento de cultura do município.
De acordo com o diretor executivo da CUFA de Santa Catarina Vinícius Lauffer, o objetivo principal da Central Única de Favelas de santa Catarina (CUFA) é promover uma programação capaz de proporcionar a tela do cinema como uma ferramenta a favor de discussões sociais e educação cidadã. “A cada edição percebemos que o nosso objetivo está sendo cumprido”, enfatiza.
Segundo o diretor de cultura de Capivari de Baixo José Carlos Mendes (Tinho), o projeto “Cine Arte e Cidadania – o cinema na tela da favela”, é muito importante para os jovens de nossa cidade. “Durante o período de oito meses pretendemos apresentar diversos curtas e longas metragens, produzidos nacionalmente e pelas periferias, com o intuito de fazer os estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental, refletir sobre a realidade abordada nos filmes. Além de servir como incentivo para o crescimento de cada um”, ressalta.
Para o secretário de Educação e Cultura de Capivari de Baixo José Wanderley Araújo da Rosa, o município sempre investirá em projetos que tragam resultados positivos para a região. “Através das palestras e os filmes os jovens conseguirão abrir diálogos sobre a desigualdade social, econômica, criminalidade e tráfico de drogas. Além disso, proporcionaremos momentos de lazer, cultura e educação”, comenta.
A primeira comunidade a ser beneficiada com o projeto este ano foi a Vila Paraíso. Daqui para frente, muitas outras comunidades ainda serão favorecidas com esta ação.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom