A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguaruna numa parceria com o Ministério da Pesca alfabetizou 50 pescadores no município. O programa Pescando Letras em Jaguaruna foi coordenado por Ana Luiza Cardoso Carvalho e a formatura aconteceu no Clube 1º de Janeiro, segunda-feira (23).

O curso teve duração de quatro meses, nas comunidades de Torneiro, Camacho, Campo Bom, Garopaba do Sul. O método utilizado é o cubano "Sim, Eu Posso", que possibilita alfabetizar em até quatro meses, integrado aos círculos de cultura, que teve origem nos trabalhos do movimento de cultura popular, coordenado pelo Paulo Freire. Além do material didático, camisetas e bonés, os alunos também receberam óculos para acompanhar as aulas. Foram realizadas 50 consultas oftalmológicas e 40 receberam gratuitamente óculos.

Para a professora Leticia Helena Cardoso Ferreira, do Campo Bom, ver o esforço e a dedicação que os pescadores tiveram foi gratificante. "Este trabalho foi muito gratificante, porque quando trabalhamos com adultos temos que nos adequar aos alunos, ao contrário das crianças eles já vêm com bagagem, com uma história de vida".

O pescador Sandro Marcelo Baptista de Garapoba estava muito feliz, pois conseguiu escrever uma carta a sua mãe e a coordenadora do Projeto em Jaguaruna Ana Luiza. "Eu mesmo escrevi uma cartinha pra minha mãe que mora longe e outra a professora Ana pedindo pra não parar com o Projeto. Eu também sofria com depressão e esse programa me ajudou muito na recuperação", comemora.

Na ocasião, o Prefeito Municipal Inimar Felisbino Duarte, o vice Lorisvaldo Constante Felisbino, o representante do Ministério da Pesca Karim Bacha, a Secretária da Educação Regina Rocha Reynaldo Tibúrcio, o Secretário da Agricultura Itamar Roque, o Vereador Adilson Tibúrcio, a Especialista de alfabetização cubana Yanetzy Gonzales Garcia, demais autoridades municipais de Laguna, estaduais e federais entregaram os diplomas aos formandos. Karim Bacha também entregou o modelo da nova carteira de pescador que passa a ter a digital da pessoa no documento.

Conforme Karim, Santa Catarina foi o primeiro estado a aderir ao Programa Pescando Letras e Jaguaruna foi o município que apresentou o melhor índice do Projeto. Mais uma conquista para o município.

Assessoria de Comunicação PMJ