Capivari realiza a seleção dos textos para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
Na tarde da última sexta-feira (27ago), os membros da comissão julgadora Municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, reuniram-se para realizar a análise e a seleção dos textos das escolas participantes do município. Foram quatro horas de intenso trabalho, no qual a equipe analisou e selecionou 19 textos que irão representar a cidade.
Conforme as diretrizes da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OBLP), os membros da comissão julgadora municipal precisavam ser pessoas com credibilidade. Profissionais que apresentassem conhecimento e formação na área. Além disso, não poderia estar participando da olimpíada.
Fazem parte da comissão julgadora municipal três profissionais das diferentes esferas, são elas: Andréia Mari do Santos Rodrigues (professora da rede municipal), Maria Tereza Cabral Greco (Diretora de ensino da rede Estadual) e Elza de Andrade (irmã, professora e escritora de poesias).
O Coordenador da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa Karol Phillipi Cardoso, ressaltou que a comissão julgadora teve a preocupação com a boa avaliação dos textos, e com a imparcialidade na seleção dos mesmos. Tudo foi feito de acordo com todas as orientações desse concurso de gêneros pessoais.
Segundo o secretário da Educação José Wanderley Araújo da Rosa, esta Olimpíada vai proporcionar um conhecimento maior aos nossos alunos. "Gostaria de parabenizar todas as escolas e professores inscritos, pois a Olimpíada de Língua portuguesa não foi somente um concurso de textos a nível municipal. Ela serviu para oportunizar situações diferenciadas de aprendizagem dentro dos gêneros textuais, como memórias, artigos de opinião e crônicas. Tudo estudado nas aulas de língua Portuguesa, para alunos do 5° ano ao ensino Médio", comenta.
Todos os textos selecionados foram encaminhados para a comissão julgadora estadual, que logo irá para a Nacional. Cada escola participante da Olimpíada estará recebendo nos próximos dias, a cópia da ata feita pela Comissão Julgadora Municipal, apresentando a classificação de todos os textos dentro de cada categoria.
"Torcemos muito pelo nosso município. Todas as escolas estão com certas expectativas para a fase estadual. Seria um prestigio ter Capivari de Baixo, a Capital Termoelétrica do Brasil, como representante do sul do Estado, concorrendo a nível Nacional. Esperamos conseguir chegar lá", enfatiza o coordenador municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom