Uma tubulação antiga e quase totalmente obstruída. A situação descoberta esta semana pela equipe de saneamento da secretaria de Desenvolvimento Urbano, na rua Antônio Magalhães de Castro, reflete a situação de boa parte da rede de drenagem da cidade.
"A maioria das ruas conta com tubulação muito antiga e incapaz de dar vazão ao volume de esgoto", reconhece o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nilton de Campos.
Na rua Antônio Magalhães de Castro, no centro da cidade, os tubos desenterrados nesta quarta-feira (01) estavam quase totalmente obstruídos e não davam mais vazão ao esgoto das casas. Para resolver o problema, a prefeitura está substituindo quase 100 metros da rede por tubos de diâmetro maior. O trabalho deve prosseguir até o final desta semana.
Obras como esta envolvendo redes de drenagem têm sido realizadas com frequência em várias regiões da cidade. Só entre os meses de junho e agosto, a secretaria de Desenvolvimento Urbano construiu quatro novas redes nos bairros Monte Castelo, Oficinas, São Bernardo e Guarda ME. Mais duas redes estão em andamento na Vila Moema e bairro São Clemente. Outras duas serão executadas em seguida, no São Martinho e Andrino (veja relatório abaixo).
Também foram feitas, no período, 19 desobstruções de rede e 68 ligações de esgoto, além de limpeza em 60 caixas coletoras e duas travessias de rede. "Outro serviço importante realizado pela prefeitura foi a limpeza de quase cinco quilômetros de valas de drenagem, só nos últimos três meses", ressalta Nilton de Campos.
Fonte: Secom/PMT