Desde a semana passada (01set), os novos Guardas Municipais de Capivari de Baixo iniciaram um curso de formação, ministrado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul). Um total de 10 guardas estão sendo capacitados e em breve estarão trabalhando na segurança do município.
Segundo a coordenadora do curso Clarissa Correa Machado, o curso que tem a coordenação geral de Alexandre Martins, da Faepesul, é dividido em etapas. Na primeira parte, os novos guardas receberam as noções básicas sobre o trânsito, legislação e ordem unida.
Ontem (8set), pela manhã, os novos Guardas Municipais iniciaram a segunda etapa do curso de formação. "Esta parte vai servir para aprofundar os estudos, pois eles terão aulas sobre legislação de trânsito, direito administrativo, direito penal e direito constitucional. Além disso, participarão de um treinamento em campo, receberão orientações de primeiros socorros e defesa pessoal", comenta a coordenadora.
Na tarde desta quinta-feira (09set), o curso teve continuidade com o aprendizado das maneiras corretas de realizar uma abordagem.
A Guarda Municipal de Capivari de Baixo foi criada no ano de 2003, na gestão do atual prefeito Luiz Carlos Brunel Alves. Pode-se destacar que foi uma das primeiras cidades do estado de Santa Catarina a criar a guarda.
Na gestão passada este setor foi desativo. Porém, com a grande quantidade de reivindicações pela sua volta, este ano a Guarda Municipal de Capivari de Baixo foi reativada.
De acordo com o prefeito Brunel, os novos guardas foram chamados para proporcionar o melhor para a nossa cidade. "A reativação da Guarda Municipal tem o objetivo de trazer maior segurança à população. Queremos que ela exerça um papel importante para a comunidade capivariense, que nada mais é do que ajudar na prevenção à criminalidade", enfatiza.
Para fazer as rondas e ajudar na segurança da população capivariense, a Guarda Municipal de Capivari de Capivari de Baixo conta com duas viaturas. E, somando com os três guardas que já atuam na cidade, ao todo serão 13 profissionais trabalhando para melhorar a segurança do município.
Para o chefe da Guarda Municipal de Capivari de Baixo Rodrigo Gonçalves, este curso vai servir para dar um perfil aos profissionais que atuarão na segurança da nossa cidade. "Todas as capacitações destinadas aos guardas tem o intuito de ensinar a importância da paz. Este não é diferente. Acredito que com essa equipe ajudando na organização do trânsito, exercendo o policiamento preventivo e comunitário e prestando apoio a Polícia Militar e Civil, vamos combater aos poucos a criminalidade em nosso município", ressalta.
O término do curso de capacitação da Guarda Municipal de Capivari de Baixo está previsto para final de outubro.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom