Com o objetivo de educar e atender a demanda masculina existente na unidade básica, o ESF Otto dá início ao programa "Ênfase à Saúde do Homem" nesta sexta-feira (17set). O projeto terá como abertura um dia de atividades proporcionadas a todos os profissionais da área da saúde de Capivari de Baixo.

As atividades serão realizadas no Centro de Convivência da Terceira Idade de Capivari, com início às 9h45. Na abertura do evento será realizada uma palestra com o tema "Saúde do Homem", ministrada pela idealizadora do projeto, Dra. Vanessa Dal-Bó de Carvalho.

Segundo a Dra. Vanessa o objetivo principal é a promoção e a prevenção da saúde do homem. "Esta será a primeira capacitação da saúde masculina de todos os ESFs do município. Depois realizaremos atendimentos noturnos uma vez por semana, com acompanhamento de especialistas", explica.

Durante todo o dia de sexta-feira serão realizadas palestras educativas e informativas com especialistas de diversas áreas, como urologista, psiquiatra, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião torácico e cardiologista. Ao final das atividades os participantes receberão um certificado.

O projeto terá continuidade na segunda-feira (20set), com uma semana inteira de atividades científicas e recreativas dedicadas à população masculina da unidade ESF Otto denominada "Semana H".

Após a "Semana H" o projeto terá seguimento com atendimentos semanais, através de consultas agendadas em horários diferenciados. "Sabemos que grande parte da população masculina trabalha em horário comercial, por isso, realizaremos consultas das 18h30 às 20h30 para atingirmos o maior número de homens atendidos", ressalta a Dra. Vanessa.

"Estamos viabilizando a adaptação um ônibus para transformá-lo no "Ônibus do Homem", que será devidamente equipado e percorrerá todo o município realizando orientações, exames e atendimentos do público masculino", sublinha a Dra. Vanessa.

Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves esta iniciativa deve servir de exemplo às demais unidades de saúde. "O programa de atenção à saúde do homem realizado pelo ESF Otto é um exemplo a ser seguido. Com certeza às outras unidades ESFs seguirão este exemplo e começarão a desenvolver projetos voltados à saúde da população masculina capivariense", ressalta.

Segundo o site do Ministério da Saúde, a cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são homens. A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens. De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, os homens representam quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total.


Secretaria de Comunicação Social | Secom