O Governo Municipal através do Programa Controle de Zoonoses, organizado pela Secretaria de Saúde por intermédio da Vigilância Sanitária, lançou na manhã desta sexta feira (15), no Centro de Educação e Gestão em Saúde (CEGES) a campanha "Adote um animal e ganhe um amigo". A campanha visa a redução e o controle das doenças transmitidas pelos animais (zoonoses) ao homem e foi repassada inicialmente para as agentes comunitárias do município.
De acordo com o fiscal sanitário e coordenador da campanha Fernando Ranieri de Brum, por meio deste programa, o governo municipal, primeiramente através das agentes comunitárias, estará orientando a população quanto ao combate das zoonoses emergentes, como a leptospirose, dengue, febre amarela e outras. "Este é o momento de lutarmos contra as doenças causadas pelos cães e gatos, pois é no verão que as bactérias transmitidas por eles se proliferam, para isso é preciso que haja o devido controle", explica.
Fernando ressalta ainda que o trabalho, que será desenvolvido pelas agentes comunitárias, será de fundamental importância para o sucesso do programa. "Durante as visitas rotineiras nas casas, as agentes levaram consigo um pequeno questionário que deverá ser respondido pelos moradores a fim de realizar um levantamento dos cães e gatos existentes no município", destaca.
Para o veterinário Édio Souza Oliveira o programa consiste no recolhimento de animais que são abandonados nas ruas. Segundo ele, os animais encontrados soltos como cães, e gatos são também examinados, castrados e tratados por um médico veterinário. "Após a passagem do tratamento, os animais ficam à disposição no próprio abrigo público, de onde poderão ser adotados por qualquer cidadão. Já os animais apreendidos nas ruas, que possuem donos, podem ser resgatados, mediante pagamento de multa", finaliza.