Na manhã desta quarta-feira (17nov) o Arquivo Público e Histórico de Capivari de Baixo (APHCB) recebeu a visita do renomado fotografo e jornalista Homero Roberge, que ministrou uma palestra para os alunos da escola municipal Dom Anselmo Pietrulla sobre seu recém lançado livro "Carvão, uma trajetória de Sucesso".

No ano de 1940 foram realizadas várias pesquisas em torno da região de Criciúma, com a finalidade de encontrar um local propício para instalar a Companhia Siderúrgica Nacional. O município de Capivari, por ter boa localidade, conter três rios com água em abundância e uma ferrovia cortando seus eixos, foi o município escolhido.

Em 1943, a cidade foi agraciada com a chegada da CSN, com o Lavador de carvão e também a UTCA (Usina Termoelétrica de Capivari), que no início tinha por objetivo queimar o carvão e produzir energia para o complexo do lavador.

"Com o crescimento significativo nos lucros, o governo se interessou e criou a SOTELCA que passou a abastecer todas as casas do município e da região e que hoje é a Tractebel Energia, a maior termoelétrica da América do Sul", Afirma Homero.

Ainda segundo Homero "o carvão é a razão de nosso Capivari, a chegada da CSN trouxe urbanização para um pólo que antes era rural, hoje vivemos uma nova era, graças ao carvão e as pessoas como o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves que se empenhou para que o município, que antes era apenas um bairro de Tubarão, virasse um distrito".

"É uma satisfação poder intermediar a comunicação entre este fotografo de renome regional com a comunidade e possibilitar as crianças o entendimento da história e da trajetória do carvão não só do nosso município como de toda a região", ressalta Para a responsável pelo Arquivo Público Sarita Locks.


Secretaria de Comunicação Social | Secom