Nove a doze de dezembro de dois mil e dez
Local: em frente a Praça do Mercado Público Municipal.

Uma atividade que irá transformar o calendário de eventos da região, assim classifica Evelyn Scapin, organizadora da I Festa da Pesca Artesanal e da Cultura Açoriana, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de dezembro, na praça de Imaruí.

A iniciativa é uma ação integrada do Instituto de Juventude, Prefeitura Municipal, Instituto de Políticas Públicas e Sociais, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de SC e o Instituto Pedro Raimundo, com o Apoio do Ministério do Turismo e do Ministério da Pesca. Uma ação integrada para celebrar os recursos naturais e potencialidades turísticas extraordinárias da região, sobre as quais se pode desenvolver atividades econômicas relevante e com peso crescente na economia local, que permitam desenvolver o turismo social como um setor estratégico.
Há plena convicção de que o turismo é uma importante forma de geração de trabalho, emprego e renda, além de valorizar espaços naturais, sem ter que alterá-los substancialmente para esta geração, diferente do que ocorre, quando da instalação de uma grande indústria, por exemplo.
A riquíssima cultura de base açoriana, em suas múltiplas manifestações necessita de permanente zelo, cuidado, atenção, para que ao longo da atual e novas gerações, não se perca, não seja esquecida. Valorizar e retomar os elementos culturais, princípios e valores herdados estão entre os objetivos dos organizadores.
"Sugerimos e encampamos a idéia por diagnosticar a falta de políticas públicas vigentes no município de Imaruí que respondam satisfatoriamente ao incentivo, incremento, estímulo aos valores étnico-culturais de base açoriana", reforça Evelyn.
Imaruí é um dos municípios que possui maior volume de pesca artesanal do Complexo Lagunar Sul de Santa Catarina, voltados para as lagoas do Complexo, segundo dados do Ministério da Pesca. Seu potencial turístico religioso já desponta como referência no sul catarinense, é o berço da expressiva figura e obra de Pedro Raimundo, grande sanfoneiro e ator, muitas vezes erroneamente considerado rio grandense.
Os municípios de Imbituba, Laguna, Jaguaruna e Garopaba serão envolvidos diretamente na realização da festa, por apresentarem as mesmas características étnico-culturais de base açoriana; por serem bastante próximos geograficamente; por terem grupos culturais que agregarão valor ao evento caracterizando-o como evento de médio porte regional e envolvendo outras cidades componentes do Complexo Lagunar, contando também com a participação de outras cidades do Estado, as quais desfrutarão das potencialidades que a festa aflorará.

 

fonte:http://www.adjorisc.com.br/jornais/opopular/impressa/regional/imarui-realizara-festa-da-cultura-acoriana-e-da-pesca-artesanal-1.367281