Quase 4,5 mil exames de mama foram realizados desde o início de 2010, um crescimento de 25% se comparado ao ano anterior, quando foram feitos 3,6 mil exames.
O crescimento da quantidade de mamografias realizadas deve-se às inúmeras campanhas promovidas ao longo do ano, inclusive entre as servidoras municipais.
A coordenadora do programa Saúde da Mulher, Simone Comin salienta que a elevação do índice é considerável, mas é possível ir além. "Queremos encerrar o ano com pelo menos cinco mil exames realizados pela rede pública", planeja Simone.
As mulheres devem fez o primeiro exame de rotina aos 35 anos e guardá-lo. Após os 40, a mamografia deve ser realizada anualmente. "Quem tiver esta idade, basta procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, solicitar a requisição e autorizar na secretaria de Saúde. Depois é só ir à clínica autorizada e fazer o exame. É rápido e eficiente", ressalta o secretário de Saúde, Roger Augusto.
Anticoncepcionais – Ainda na área da Saúde da Mulher, a secretaria municipal de Saúde disponibiliza diversos tipos de métodos anticoncepcionais. Preservativos, DIU e pílulas oral e injetável estão à disposição. Os interessados devem procurar o posto de Saúde mais próximo de sua casa.
Secom – PMT