O ano de 2010 para os capivarienses foi marcado por muitas obras e ações realizadas pela prefeitura municipal. O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves afirma que o ano foi muito produtivo e em 2011 as obras continuarão em ritmo acelerado por toda a cidade.

Um verdadeiro canteiro de obras foi o que a população capivariense viu por toda a cidade. Novas Unidades de Saúde, Centros de Educação Infantil, revitalização de praças, renovação da frota, aquisição de novos equipamentos para o trabalho agrícola, construção de casas populares, além de ações nas áreas da saúde, educação e social, que beneficiaram as famílias de Capivari.

"Para o início deste ano estamos programando a inauguração de quatro grandes obras. O Ginásio Municipal de Esportes, a Ala Pediátrica, a revitalização da Praça da Bandeira e a Rodoviária Municipal, uma obra muito reivindicada por toda a população", sublinha o prefeito Brunel.

Em janeiro a secretaria de Obras dá continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado. "Três ruas começarão a receber o recapeamento, as ruas Raimundo Correia, José Severino e Jair Mendes. Mais duas ruas do Loteamento Camila já estão prontas para receber asfalto. E em breve o projeto da Ciclovia do Trabalhador também será iniciada, com a preparação da Avenida Nações Unidas para a colocação da camada asfáltica", ressalta o secretário Sinésio.

A ciclovia do Trabalhador será mais uma grande obra iniciada neste ano. Com um percurso total e aproximado de seis quilômetros, com início na divisa entre os municípios de Tubarão e Capivari, seguindo até a BR-101, no bairro Três de Maio, o projeto será realizado em três etapas. A primeira segue da Avenida das Nações Unidas – ponte que divide as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo, até a altura do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

A Ciclovia do Trabalhador conceitua-se como um projeto de mobilidade cicloviária e desponta como um relevante elo entre as cidades vizinhas. A nomenclatura deriva dos milhares de trabalhadores, cujo fluxo em sua maioria de bicicletas como meio de transporte, utilizam as estradas e calçadas como local de locomoção.

Segundo o projeto, a primeira etapa da obra conta com 2.077 metros de extenção, contendo: duas pontes metálicas para passagem das bicicletas com 1,80 metros de largura; pista cicloviária de 2,50 metros de largura; quatro paradas de ônibus, sendo uma com faixa compartilhada para estes e bicicletas; uma parada, para embarque e desembarque de pessoas, para automóveis, em frente à faculdade Capivari, faixas de pedestres; além de passagens demarcadas em transposições de estradas para acessibilidade cicloviária e placas de sinalização.

"A Ciclovia do Trabalhador vai trazer mais segurança para a população que utiliza a bicicleta como meio de transporte", afirma o prefeito Brunel.


Secretaria de Comunicação Social | Secom