Duas pontes de concreto nas localidades de Santa Catarina e Rio do Meio devem ser liberadas para o tráfego no máximo em 60 dias. Essa é a previsão feita pelos empreiteiros, repassada ao prefeito em exercício de Santa Rosa de Lima, Valdir Antunes. "As vigas já chegaram e falta pouco para entregarmos mais essas pontes, que são importantes para o município e principalmente para as pessoas daquelas comunidades", ressalta Valdir.
Além dessas duas pontes, outra, também de concreto na localidade de Rio Bravo está em construção e uma quarta ponte, em Rio dos Índios, já está em uso. Todas elas foram construídas com recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional, conseguidos pelo município em setembro de 2010 para a recuperação dos estragos causados pelas chuvas. Além das pontes, os recursos foram destinados para a recuperação de bueiros e parte da malha viária do interior.
No final do ano Santa Rosa de Lima foi contemplada com mais recursos para a mesma finalidade. Estes também já estão sendo aplicados. Serão construídos outras nove pontes de concreto e dezenas de bueiros. Toda a malha viária passará por retificações. "As estradas de chão terão sempre que estar em recuperação, mas em relação às pontes, Santa Rosa terá todas elas de concreto e não teremos problemas por muitos anos", diz o prefeito Celso Heidemann, que está de férias e retorna ao cargo no início de fevereiro.
Chuvas
Ao contrário do que ocorrera em temporais dos anos anteriores, quando Santa Rosa de Lima foi duramente afetada pelas chuvas, sofrendo sérios problemas e de alto custo, nas chuvas dos últimos dias apenas um bueiro foi danificado, no Campo do Rio Bravo, e duas pontes baixas foram arrastadas. Foram justamente as pontes velhas que daqui a dois meses dariam lugar às de concreto. A Prefeitura já providenciou alternativas de passagem para os moradores que dependem dessas pontes.
Assessoria de Imprensa – PMSRL