A utilização de práticas incorretas com relação ao meio ambiente tem gerado desequilíbrios ambientais de grandes proporções. Em Santa Rosa de Lima e região, um dos problemas que tem acendido polêmica é a proliferação do borrachudo. Além de incomodar a população residente, este pequeno animal pode comprometer toda uma política de desenvolvimento para o turismo e a produção agropecuária.
Como forma de minimizar este desequilíbrio a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do município juntamente com a Secretaria de Saúde realizam permanentemente a limpeza dos córregos, aplicação de BTI, produto orgânico para este fim, e conscientização junto aos agricultores. "Estas ações minimizam em alguns pontos a incidência do inseto, mas não controla novas proliferações em outros. Agora queremos realizar um plano com ações de curto, médio e longo prazo, nossa meta é equilibrar a população do inseto", informa o secretário de agricultura Remi Beckauser.
A meta está dentro de uma ação regional envolvendo todas as secretarias municipais de agricultura, a SDR de Braço do Norte e a população em geral. Em Santa Rosa de Lima a primeira atuação será realizar uma palestra juntamente com um debate sobre o borrachudo. O encontro se realizará na próxima terça feira, dia 15 de fevereiro, as 20h00min na sala de reuniões da prefeitura. Na ocasião a empresa Sanex, especializada em saúde animal e ambiental realizará orientação técnica e apresentação do produto BT-Horus SC, um biolarvicida microbiano indicado para o controle de larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela (Aedes aegipty) e de larvas do mosquito borrachudo (Simulium spp.)
Assessoria de Imprensa _ PMSRL