O município de Santa Rosa de Lima avança mais uma vez com relação às políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo. Desta vez, a conquista está na área de educação rumo ao ensino profissionalizante. Um convênio entre o Instituto Federal de Santa Catarina – IF-SC e Prefeitura Municipal garantirão a oferta do curso de Operações Básicas em Empreendimentos de Hospitalidade Rural. Essa parceria se firma graças ao esforço de entidades como Acolhida na Colônia que tornaram o município referência nacional em turismo rural.
O convênio tem como principal objetivo a qualificação e formação. "Essa iniciativa foi pensada para possibilitar o acesso aos trabalhadores do contexto turístico e cidadãos do município para a qualificação das atividades e serviços em turismo rural e agroturismo. Temos um grande potencial em Santa Rosa de Lima e toda região e a demanda de profissionais qualificados é essencial para o ramo turístico e gastronômico das encostas da serra geral", afirma Celso Heidemann, prefeito municipal.
O curso oferecido terá 30 vagas, duração de 232 horas/aula e está previsto para iniciar em março de 2011. A formação será destinada a jovens e adultos interessados em ingressar ou aperfeiçoar os conhecimentos em alimentos, bebidas e hospedagem, àqueles que já atuam na área sem capacitação e sem condições de atender adequadamente as necessidades do mercado e àqueles que já foram capacitados, mas precisam aprimorar os conhecimentos. Nesta parceria o município disponibiliza espaço físico, transporte de professores, insumos para as aulas, toda a composição de equipamentos, como cozinha industrial e também os recursos humanos para administrar e cooperar com o andamento do projeto. O IF-SC se encarrega da elaboração do projeto pedagógico e material didático, seleção de candidatos, matrícula, registros acadêmicos, certificação dos alunos e manutenção de dados e informações para fins de monitoramento do SETEC/MEC.