Na manhã desta quarta-feira (23fev), estiveram reunidos na secretaria de Educação e Cultura de Capivari de Baixo, o secretário José Wanderley Araújo da Rosa, diretores e os novos Técnicos em Educação para discutir as diretrizes operacionais para a elaboração do projeto de ensino municipal.

Esta foi o primeiro encontro de um ciclo de estudos que será realizado ao longo do ano letivo, visando a preparação dos novos Técnicos em Educação para atuarem na rede municipal. Os três novos integrantes do quadro educacional de Capivari de Baixo ingressaram no início deste ano.

Segundo o secretário Wanderley, os técnicos vêm com o papel de planejar e articular as ações pedagógicas nas escolas municipais. "O ciclo de estudos, que se estende até abril, tem como objetivo preparar os técnicos para atuarem nas escolas municipais, seguindo o projeto Cidade da Educação, visando sempre a qualidade do ensino em nossa cidade", ressalta.

Os Técnicos em Educação tem como função, planejar, replanejar, articular e acompanhar a execução do projeto político pedagógico com a participação da comunidade escolar, concretizando a função social da escola através do redimensionamento do processo ensino-aprendizagem, viabilizando a transmissão, apropriação, ressignificação e produção de conhecimentos sistematizados por parte do aluno;

Refletir e encaminhar as discussões junto à comunidade escolar (professores, alunos, pais, diretor, funcionários), do processo de articulação das ações curriculares, mediando e interferindo para que o aluno concreto e sua realidade sejam foco permanente de reflexão e redirecionamento desta;

Participar da coordenação da ação do coletivo, redimensionando qualificadamente a relação entre alunos, professores, direção, equipe pedagógica, família, funcionários, serviços especializados, programas especiais, projetos, estágios de diferentes áreas, etc;

Planejar, executar, avaliar os desdobramentos e encaminhamentos, de forma permanente: dos conselhos de classe, das reuniões pedagógicas, reuniões de pais, grupo de estudo e projetos;

Propiciar a discussão, junto aos pais, equipe pedagógica e professores, sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos, visando ao acompanhamento, discussão e encaminhamentos necessários;

Planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar, de forma permanente, o plano de ação integrada da equipe pedagógica frente ao projeto político pedagógico da unidade escolar;

Indicar e sugerir referências bibliográficas e outros materiais pedagógicos na área da educação, visando à fundamentação, atualização e redimensionamento da ação pedagógica dos profissionais da escola;

Participar de cursos, seminários, encontros e outros, buscando a fundamentação, atualização e redimensionamento da ação específica dos especialistas, com vistas a subsidiar uma postura de pesquisa e investigação frente a práxis pedagógica;

Elaborar o relatório síntese das ações realizadas anualmente na unidade escolar.


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